
A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIUB), inicia na próxima segunda-feira, dia 5, as obras e serviços de engenharia de construção da nova ponte sobre o Rio Cachoeira, ligando a Avenida Amélia Amado, no centro, à Rua João Teles, no Bairro da Conceição.
As obras têm previsão de conclusão em 12 meses com um investimento no valor de R$ 36.485.872,20 em recursos do o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA)
Na terça-feira, dia 29, o Instituto de meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) emitiu outorga à RCI Construção e Meio Ambiente Ltda., empresa vencedora da concorrência pública, para a supressão de vegetação nativa e manejo de fauna. Hoje, dia 30, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) concedeu a Licença Ambiental de Instalação à construtora que está autorizada a dar início às obras e serviços de engenharia.
Desde a assinatura da Ordem de Serviço pelo prefeito Augusto Castro (PSD), a construtora vinha fazendo sondagens, serviços de topografia e estudos de batimetria em tempo seco e de maiores enchentes para certificação de geotecnia e para que fossem conferidos os projetos estruturais para a execução das obras, cujo projeto integra o “Programa de Integração Urbana do Município de Itabuna/BA – Itabuna 2030”.
A secretária Sônia Fontes, titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), destacou a construção da nova ponte como fundamental ao novo estágio de desenvolvimento que se iniciou sob os avanços da primeira gestão Augusto Castro, que transformou a cidade num canteiro de obras nos dois últimos anos, inclusive com ações de urbanização de mais de 305 ruas de barro em vários bairros da cidade.
A ponte será constituída por quatro vãos centrais com 31.25 metros e 23.63 m de largura e por dois vãos, inicial e final em “leque”, com largura e vão variáveis. A infraestrutura dos pilares centrais consiste em sapatas apoiadas no leito rochoso do Rio Cachoeira, de acordo com a secretária de Infraestrutura e Urbanismo.