Tempestade solar pode impactar nas telecomunicações e mudar tons do céu neste fim de semana

 

FOTO: REPRODUÇÃO



Da Redação

A Terra foi atingida por sua primeira tempestade geomagnética “extrema” desde 2003, informou nesta sexta-feira (10), uma agência americana. O fenômeno poderá causar interrupções na rede de energia, nas comunicações por satélite e provocar auroras polares incomuns.

“Condições EXTREMAS (G5) atingiram a Terra às 18h54 EDT [19h54 em Brasília]. É provável que uma tempestade geomagnética persista durante o fim de semana dado que várias ejeções de massa coronal [CMEs, na sigla em inglês] em direção à Terra estão em trânsito”, disse o Centro de Previsões do Clima Espacial na rede social X.

A nova tempestade, que segundo as previsões deve durar todo o fim de semana, ocorre em um momento em que o Sol está se aproximando do pico de um ciclo de 11 anos de atividade intensificada.

“Alertamos todos os nossos operadores de infraestrutura com os quais costumamos coordenar, como operadores de satélites, de comunicação… e claro, a rede de energia na América do Norte”, disse o especialista em meteorologia espacial Shawn Dahl aos jornalistas.

Efeitos em Salvador

Nesta sexta, o céu de Salvador ficou completamente amarelo. Não demorou muito para o assunto se tornar um dos mais comentados nas redes sociais. E, claro, comentários criativos não faltaram: “Botaram filtro de ‘Breaking Bad’ em Salvador”; “Tão gravando o novo filme de Duna em Salvador? Porque o céu tá amarelo”; “Esse céu amarelo do nada em Salvador está meio apocalíptico, Deus é mais”, brincaram os soteropolitanos.

Já no Chile e na Argentina, a tonalidade do anoitecer foi o rosa.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: