Prefeito Mário Alexandre autoriza construção do Centro de Formação e Treinamento da Guarda Municipal

 


Com o intuito de fortalecer o trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal (GCM) e intensificar o combate à violência em Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre assinou o decreto nº 64/2023, que institui o Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento (CEFAT). O ato aconteceu nesta sexta-feira (14) e contou com a presença dos secretários Marcelo Barreto (Ordem Pública) e Mozart Aragão (Casa Civil), e membros da corporação.

O espaço destina-se à formação e ao aperfeiçoamento dos guardas municipais, tendo como objetivo a capacitação profissional relacionada ao ensino, instruções e treinamentos dos servidores. A iniciativa visa aumentar a sensação de segurança na população, por meio da preparação dos guardas para situações adversas.

“A ideia da iniciativa consiste na adequação a um regime de Portaria e à orientação educacional que já constam no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para isso, precisamos de qualificação específica, com a matriz curricular nacional para educação dos guardas civis municipais e processo de formação e capacitação efetiva. O prefeito está realizando o sonho da nossa GCM, que é fazer com que essa situação se institucionalize”, explicou Alex Santos, coordenador do CEFAT.







A GCM destaca que através da implantação da unidade será possível firmar novos regimes de convênio, parcerias ou cooperação técnica com guardas municipais e outros órgãos policiais, universidades, instituições de ensino e pesquisa, e entidades não governamentais, bem como outros municípios, estados e União, objetivando o aprimoramento e conhecimento técnico-científico dos integrantes das corporações.

“São inúmeras conquistas alcançadas na gestão do prefeito Mário Alexandre. Nós conseguimos dar saltos maiores, porque agora a GCM conta com um núcleo específico para esse regime de atividade. Essas matrizes abrangem atividades de cunho sociopedagógico que já promovemos com o agrupamento do Escola Segura e as qualificações voltadas para área operacional. Seremos guardas municipais formando guardas municipais. Isso não será uma vantagem apenas para o nosso município, mas também poderemos ajudar de forma direta outras cidades da região”, finalizou o coordenador.

“Servir e Proteger, Sempre”




Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: