Em 2024, Cida Moura poderá quebrar tabu que dura 72 anos de só homens prefeitos de Itapetinga

 



Ex-primeira-dama Cida Moura teve candidatura a prefeito de Itapetinga chancelada pelo governador da Bahia Jerônimos Rodrigues (PT).


Na eleição municipal do ano que vem, Itapetinga terá 72 anos de emancipação política de uma história onde a possibilidade de uma ter uma mulher prefeita, até o semestre do ano passado, seria pouco provável. Mas tudo indica que o roteiro marxista de candidaturas masculinas está com seus dias contados após o surgimento de uma ex-primeira-dama.

Na eleição 2012, uma mulher bateu na trave e ficou em segundo-lugar na disputa a cadeira de prefeito de Itapetinga. Katia Espinheira, a então gabiraba, não conseguiu superar as investidas petistas da candidatura à reeleição do José Carlos Moura. Onze anos depois, uma mulher volta ao cenário político com força e reais chances de conquistar a Prefeitura municipal, isso, há mais de um ano da eleição municipal de 2024.

A ascensão Cida Moura é um daqueles casos na política de Itapetinga que muitos procuram respostas sobre como uma mulher chegou à preferência de um povo sem fazer alarde ou ter a vaidade de querer ser prefeita de Itapetinga a todo custo.

Como diz o nosso colunista na ‘Teia da Politica’, a ex-primeira-dama, “chegou, chegando”, ao ir às ruas pedi votos aos petistas Lula e Jerônimo e seus candidatos a deputados. Os resultados das urnas foram prá-la de generosos para Cida Moura com vitória de todos. As urnas de 2022 a projetou como candidata é seu nome virou febre de mudança na política de Itapetinga e no poder municipal.

Com pesquisas em mãos que projeta vitória de Cida Moura em 2024, o governador Jerônimo Rodrigues não perdeu tempo, visitou a residência da família Moura na segunda-feira (5/06) e selou a candidatura da ex-primeira-dama, evitando embates entre aliados opositores e surgimentos de candidaturas inexpressivas que poderiam causar desavenças como ocorreu no racha opositor de 2020, que acabou beneficiando a reeleição do atual prefeito Rodrigo Hagge (MDB).

Por temor de outro vexame nas urnas como de 2020, a oposição antecipa e já tem uma candidata a prefeito de Itapetinga, a um ano e três meses da eleição municipal. Uma candidata que segundo especialistas soteropolitanos, dificilmente sofrerá desgaste político, por Cida Moura não ser um agente da política no município, e sim, uma ex-primeira-dama voltada a áreas sociais.
Visita do governador da Bahia sela candidatura Cida Moura, agora só resta o vice na chapa (VEJA AQUI)


A visita do governador da Bahia em Itapetinga que veio sinalizar apoio à candidatura Cida Moura não agradou uma ala petista de Itapetinga, classificada por esta coluna de aloprados, por ainda sonharem com uma indicação partidária a prefeito de Itapetinga. A ala foi ignorada por Jerônimo Rodrigues onde interlocutor próximo do governante baiano afirmou que a ex-primeira-dama é um desejo de mudança na politica de Itapetinga e não uma disputa eleitoral como 2020. Uma clara referência a última eleição onde o PT só teve menos de 5 mil votos com a candidatura Amaral Júnior.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: