SSP-BA diz ter localizado 30 líderes de facções que fugiram da Bahia em 2026




Foto: Divulgação/SSP


Da Redação

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), cerca de 30 líderes de facções criminosas que deixaram o estado foram localizados em outras unidades da federação e também na Bolívia ao longo de 2026. A pasta atribui os resultados ao reforço das ações de inteligência e à integração entre as forças de segurança.
Guias e documentários de viagens



Nas últimas 72 horas, operações resultaram na prisão de criminosos nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Sergipe. Ao longo do ano, também foram realizadas capturas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Na Bolívia, um dos alvos foi localizado em Santa Cruz de la Sierra, maior cidade do país.

Ao todo, as forças de segurança localizaram 80 líderes de organizações criminosas em 2026, segundo o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner. De acordo com ele, os grupos são investigados por crimes como tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro e corrupção de menores.

“Cerca de 80 líderes de organizações criminosas envolvidas com tráfico de drogas e armas, mortes violentas, lavagem de dinheiro, corrupção de menores, entre outros delitos, foram localizados neste ano”, afirmou Werner.

O secretário também destacou investimentos na ampliação do efetivo das forças de segurança. Segundo ele, cerca de 11 mil policiais e bombeiros foram contratados nos últimos anos.

A SSP-BA informou ainda que está em andamento um novo concurso para a Polícia Civil, com 750 vagas para delegado, escrivão e investigador. As oportunidades exigem nível superior e têm salários que podem chegar a R$ 16.495,67.

Werner também citou a previsão de um concurso para soldados da Polícia Militar, com 2.500 vagas, que, segundo ele, será o maior da história da corporação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.