
No Dia da Cidade, neste 28 de julho, a Prefeitura de Itabuna celebra mais um importante avanço na saúde pública com a inauguração da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. José Edites dos Santos, que foi requalificada e ampliada para oferecer atendimento mais digno, acolhedor e eficiente à população do Bairro São Caetano e comunidades vizinhas.
A entrega da unidade ocorreu com a participação do prefeito Augusto Castro, da secretária de Saúde, Lívia Mendes, da subsecretária Lânia Peixoto, secretários municipais e presidentes de fundações públicas, autoridades, vereadores, convidados e da comunidade em geral.
O momento de inauguração da nova USF também contou com a presença do médico Urbano José dos Santos e de seu irmão Paulo Roberto dos Santos (Paulo Manchinha), sobrinhos do Dr. José Edites dos Santos, cujo nome foi imortalizado na referida Unidade de Saúde em reconhecimento ao seu trabalho humanitário.
No seu discurso, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). ressaltou que a nova USF destinada a atender aos moradores do São Caetano e bairros adjacentes representa um marco para a Atenção Primária do município e reafirma o seu compromisso com a ampliação do acesso à saúde e a melhoria da infraestrutura da rede municipal.
“Este novo espaço foi cuidadosamente planejado com ambientes modernos, acessíveis e adequados para garantir mais qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde”, disse.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou que com a nova estrutura, a população contará com um ambiente mais confortável e seguro para consultas médicas, atendimento de enfermagem, vacinação, acompanhamento de gestantes, crianças, idosos e pacientes com doenças crônicas, além das demais ações desenvolvidas pelas três equipes da Estratégia Saúde da Família.
“Esta unidade é resultado de um trabalho de parceria entre a Prefeitura de Itabuna e a Afya Faculdades de Ciências Médicas. Investimos na aquisição dos melhores equipamentos, modernos e tecnológicos, tornando essa unidade uma referência no município”, acrescentou.
A diretora do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Annarony Céu, disse que a USF Dr. José Edites dos Santos voltará a funcionar a partir desta quarta-feira, dia 29,inicialmente, com horário de atendimento das 7 às 17h. “A proposta é que muito em breve o atendimento seja estendido até às 22 horas. Para isso, estamos organizando as equipes para entrar neste novo formato”, informou.
O médico Urbano José dos Santos agradeceu a iniciativa do prefeito Augusto Castro em homenagear o seu tio. “Ele sempre se preocupou com as famílias mais carentes e, tenho a certeza, de que está muito feliz, onde ele estiver, ao ver a estrutura dessa bela unidade de saúde que leva o seu nome”, comemorou.