Prefeitura de Ibicaraí continua recuperando estradas e ramais na zona rural do município











A Prefeitura de Ibicaraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Diretoria de Estradas, iniciou nesta semana a recuperação das estradas vicinais localizadas na região sudoeste do município. A ação contempla as estradas próximas ao hospital, o trecho que dá acesso ao Balneário de Lomanto e as regiões de Zé de Pio, Três Pancadas, Veados e Nova Esperança.


A prefeita Monalisa Tavares fez questão de visitar o início dos serviços e falar do seu compromisso com o meio rural e as estradas vicinais e disse que o serviço inclue patrolamento e cascalhamento, com o objetivo de melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança para moradores, produtores rurais e pecuaristas das localidades beneficiadas.

“Não tenho parado e entre muitas demandas eu tenho buscado junto ao CDS-LS parceria para recuperar nossas estradas. Hoje é um grande desafio recuperar estradas em um município com uma zona rural tão grande. Todos sabem das nossas dificuldades e que temos uma pequena patrulha mecânica para atender a sede, quatro distritos e muitas regiões rurais. Quero dizer para o pequeno produtor rural que estamos recuperando estradas e que em breve chegaremos até você e em sua região”, disse a prefeita Monalisa Tavares.

O secretário municipal de Agricultura, Fredson Santos, destacou que, somente neste ano, já foram recuperadas as estradas das regiões do Jacarandá ao Pequi (divisa com Coaraci), dos Batistas e Miúdos (de Jairo do Leite até a propriedade do Dr. Rui), parte da região das Laranjeiras, a Estrada da Salomeia (recuperada em duas etapas), além da região das Iscas. Agora, os trabalhos avançam para o lado sudoeste do município.

Fredson Santos também lembrou que, no final do mês de maio, foi realizada uma reunião na Câmara Municipal com vereadores, pecuaristas e pequenos agricultores, ocasião em que foi discutida a criação de um cronograma anual para definir as prioridades e a sequência dos trabalhos de recuperação das estradas vicinais e alguns produtores rurais e pecuaristas se colocaram a disposição para ajudar com combustível e cascalho.

“É importante destacar que o município possui cerca de 240 quilômetros de estradas vicinais, distribuídas em regiões com características bastante distintas. De um lado, temos áreas de pastagens, com clima mais seco e predominância da pecuária; do outro, regiões de montanhas e matas, onde predomina a cultura do cacau. A prefeita Monalisa Tavares nos orientou a atender todas as regiões, mas precisamos contar com a compreensão e a paciência do homem do campo, pois é necessário concluir os serviços em uma localidade para, em seguida, avançar para a próxima”, afirmou o secretário de Agricultura.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Data: 06.06.2026


Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.