
Foto: Divulgação
Da Redação
Sete mandados de prisão preventiva foram cumpridos na quarta-feira (1º) durante a Operação Vita Praesidium, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia. Os alvos são investigados por integrar uma organização criminosa suspeita de atuar em casos de extorsão mediante sequestro e associação criminosa no município de Piripá, no sudoeste do estado.
A ação foi coordenada pela Delegacia Territorial de Piripá, com apoio da Delegacia Especializada Antissequestro (DAS).
Do total de mandados, cinco foram cumpridos dentro do sistema prisional — quatro no Conjunto Penal de Jequié e um na Penitenciária Estadual de Guaíra, no Paraná, onde os suspeitos já estavam custodiados. Outros dois investigados, que estavam em liberdade, foram presos nas cidades de Jaguaquara e Luís Eduardo Magalhães. Neste último município, também foi cumprido mandado de busca e apreensão, com a apreensão de um celular.
As investigações tiveram início após o sequestro de duas pessoas, em setembro de 2024, na BA-263, entre os municípios de Piripá e Condeúba. As vítimas foram abordadas por homens armados, retiradas do veículo e mantidas em cativeiro por mais de 24 horas, sob ameaças e violência psicológica, enquanto familiares eram coagidos a pagar valores para a libertação.
Segundo a Polícia Civil, parte da articulação criminosa ocorria de dentro do sistema prisional, com o uso ilegal de celulares, além da atuação de comparsas fora das unidades, responsáveis pela logística dos sequestros e movimentação financeira.
Um dos investigados, preso no Paraná, é apontado como o motorista do veículo utilizado no crime. Ele havia sido detido em fevereiro de 2025 por tráfico de drogas, após ser flagrado com cerca de 260 quilos de maconha. Já o suspeito capturado em Jaguaquara é investigado por receber, via PIX, os valores pagos pelas vítimas.
As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.