
Foto: Divulgação
Da Redação
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia iniciou a distribuição da primeira remessa da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantã. O imunizante será encaminhado aos 417 municípios baianos, seguindo critérios definidos pelo Ministério da Saúde.
Nesta fase inicial, o estado recebeu cerca de 40 mil doses. A principal diferença em relação a vacinas anteriores é a aplicação em dose única, o que facilita a logística e permite resposta mais rápida na proteção da população-alvo.
Público prioritário
A vacinação, neste primeiro momento, será destinada exclusivamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS, com idade entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias.
Estão incluídos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate às endemias (ACE), além de odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e integrantes de equipes multiprofissionais.
A vacina pode ser aplicada tanto em pessoas que já tiveram dengue quanto naquelas que nunca foram infectadas, desde que não tenham recebido anteriormente outro imunizante contra a doença.
Logística e ampliação
A estratégia será progressiva, acompanhando o envio de novas remessas pelo governo federal. A Sesab orienta que os municípios organizem cronogramas próprios para evitar aglomerações e assegurar a cobertura total do público prioritário.
A aplicação é feita por via subcutânea. Por se tratar de vacina de vírus atenuado, o imunizante passa a integrar o arsenal brasileiro no enfrentamento da dengue dentro do Sistema Único de Saúde.
“A expectativa é que, com o envio regular de novas remessas de doses, o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde amplie a vacinação para outros grupos prioritários na faixa etária de 15 a 59 anos. No momento, somente os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde estão contemplados, podendo ser atendidos nas salas de vacina, conforme disponibilidade de estoque local”, explica Vânia Rebouças, coordenadora de Imunizações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia (Divep).