
Foto: Divulgação/Alerj
Da Redação
A Operação Break Chain, deflagrada nesta segunda-feira (2), identificou áudios compartilhados em um grupo chamado “Geração Z” que indicavam o planejamento de ataques terroristas em Brasília (DF), no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). As informações foram divulgadas pela Polícia Civil.
No Rio de Janeiro, o suposto ataque estaria previsto para ocorrer às 14h desta segunda, na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), localizada no Centro da cidade. Segundo a polícia, os investigados promoviam discursos de radicalização e incentivavam ações violentas.
De acordo com as investigações, o grupo planejava manifestações antidemocráticas com o uso de bombas caseiras e coquetéis molotov. Inicialmente, as autoridades cumpririam medidas cautelares contra quatro suspeitos, mas a análise de novas mensagens levou à identificação de outros 13 envolvidos.
Até o momento, três pessoas foram presas. O caso segue sob investigação, e os alvos dos mandados podem responder pelos crimes de incitação ao crime, associação criminosa e posse, fabricação ou preparo de artefato explosivo ou incendiário.