
Foto: Divulgação
Da Redação
Levantamento com base em dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Ministério da Previdência aponta que ao menos cem institutos de previdência estaduais e municipais aplicaram recursos em fundos de investimento vinculados ao Banco Master. Ao todo, três regimes estaduais e 98 municipais investiram cerca de R$ 238 milhões nesses fundos, que envolvem aplicações em imóveis, empresas ligadas à família do banqueiro Daniel Vorcaro e ações da Ambipar, companhia que entrou em crise financeira. A reportagem é da Folha de S.Paulo.
Com a forte desvalorização dos ativos, especialmente das ações da Ambipar, os investimentos perderam cerca de 57% do valor desde 2025. Apenas os institutos de previdência do Rio de Janeiro e do Amapá registraram perdas próximas de R$ 100 milhões no fundo Texas I, o mais exposto à queda. Outros fundos citados no levantamento, como Aquilla, São Domingos e Brazilian Graveyard, também apresentaram prejuízos e são alvo de investigações por suspeitas de irregularidades.
As previdências afirmam que os investimentos foram realizados dentro das regras vigentes à época e que não havia como prever o colapso dos ativos. Diversos institutos informaram que buscam ressarcimento judicial, alternativas para desinvestimento e apuração de responsabilidades, além de terem acionado órgãos de controle como tribunais de contas, Ministério Público, Polícia Federal e a própria CVM.