O clima de folia, típico do período carnavalesco, vai irradiar a sede, orla e zona rural do município neste fim de semana. O evento Conexão Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura de Camaçari (Secult), reunirá programação gratuita em localidades, como Parafuso, Cordoaria e Monte Gordo, com destaque para música, dança e manifestações populares.
Com cortejos multiculturais e shows para todos os públicos, a iniciativa tem como grandes estrelas artistas e grupos da terra, valorizando os territórios e os fazedores de cultura de Camaçari, além de fomentar saberes ancestrais, ao manter vivas tradições que se permeiam na história do município.
As atividades do Conexão Cultural serão abertas nesta sexta-feira (6), na localidade de Parafuso, na sede. A saída do cortejo está marcada para às 15h, na Rua do Rafael, nas proximidades do Pesque Pague Bar do Galo. O artista Nino Êxito puxará a “comitiva cultural”, com participação dos grupos Samba Caboclo de Parafuso, Eremim, Boi Mirim, Samba Guerreiras de Parafuso, Caboclo Mirim, Boi Janeiro, Raízes Ancestrais e a Fanfarra Popular de Parafuso (Fampop).
O trajeto seguirá sentido rotatória, a Rua Marechal Floriano Peixoto e finalizando na estação de trem da localidade. No palco montado por lá, a partir das 18h, a programação prossegue com shows do cantor Giba; do Grupo Fascinante, com participação da banda Turma do Samba; do músico Renatinho da Bahia; e do grupo Somos Cinco.
No sábado (7), a folia será no Quilombo de Cordoaria, na zona rural de Vila Abrantes. O cortejo terá saída às 14h, da rua principal da localidade, nas imediações da Casa de Farinha Comunitária, seguindo o trajeto por pontos de referência, como as igrejas Assembleia de Deus e Batista, e, após o retorno, finalizando no Largo do Quilombo, próximo à igreja católica situada no local, onde o palco estará armado.
Puxado pelo artista Felipinho, o cortejo também será animado pelos grupos Tambores de Cordoaria, Aquilombar Capoeira, Boi Bonito de Abrantes, Caretas de Cordoaria e a charanga da Fanfarra Municipal Popular de Abrantes (Fampa). A partir das 16h, os shows no palco principal ficarão por conta da banda Pensamento Positivo, da cantora Nadja Meirelles, das bandas Samba Trator e Samba Ohana, e do músico Savilar Rasta Man.
Encerrando o evento, o Conexão Cultural chega em Monte Gordo no domingo (8). O cortejo sairá às 14h da Rua Senhor do Bonfim, defronte ao supermercado Mix Bahia. À frente, a cantora Priscila Miller, seguida dos grupos Pelé do Samba e as Sambadeiras, Capoeira Fatumbi, Charanga Caraípa, Dança Contemporânea Ancestral e Bangariô.
O percurso seguirá passando nas imediações do Bar do Corujão, nas ruas Bom Jesus e Mata Dourada. Como ponto final do trajeto, o Mercado Municipal de Monte Gordo, onde ficará montado o palco principal. Os shows começam às 16h, com apresentações do grupo Pé de Lata, dos músicos Müller Magno, Rode Torres e Lucas Viana, da banda Virado no 70, e do artista Henrique do Cavaco.
O Conexão Cultural é realizado com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência Estadual de Fomento ao Turismo (Sufotur), via Edital de Seleção Pública para o Carnaval 2026.

