A Lavagem de Jauá consolidou mais uma vez seu lugar de destaque no calendário cultural de Camaçari, encerrando os dois primeiros dias de programação com um saldo positivo de público, animação e segurança. Entre o sábado (31) e o domingo (1º), a festa movimentou a localidade com mais de 13 atrações musicais, divididas em dois palcos – Palco Praia e Palco Principal –, além dos tradicionais blocos de rua, reunindo moradores, visitantes e famílias inteiras em um clima de celebração e harmonia.
Conforme dados da 59ª Companhia da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na região da orla, cerca de 15 mil pessoas participaram da lavagem ao longo do fim de semana. A expectativa é que esse número chegue a mais de 17 mil participantes, considerando a realização do tradicional Baile dos Coroas, que acontece nesta segunda-feira (2), no Palco Principal montado no estacionamento da Praça de Jauá, a partir das 19h, com shows de Sérgio Júnior, Vinny Sanchez e a banda Brasilian Boys.
Ao longo dos dois dias de festa, o público acompanhou uma programação diversificada. Artistas locais marcaram presença com shows contagiantes, como Dayna Lins e União do Guetto. Os shows de Jau, no sábado, e de Netto Britto, no domingo, registraram recorde de público, reforçando o prestígio da Lavagem de Jauá e a conexão do evento com diferentes gerações.
Para a coordenadora de eventos, Aline Marques, o resultado da festa reflete o cuidado com o planejamento e o compromisso com uma programação inclusiva. "A lavagem foi pensada para acolher todos os públicos, com destaque para a participação das famílias. Foi uma lavagem que bateu recordes de público e, acima de tudo, transcorreu em um clima de paz, alegria e segurança, sem registro de ocorrências policiais”, afirmou.
O clima de tranquilidade foi reforçado pela atuação integrada das forças de segurança e pela organização do evento, garantindo que moradores e visitantes pudessem aproveitar a programação com conforto e segurança.
O ciclo de lavagens e festas populares do município é realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, e de Cultura (Secult), com o apoio de diversas pastas e órgãos municipais.
Foto: P10




