
Foto: Reprodução/TV Bahia
Da Redação
Fortes chuvas atingiram cidades do interior da Bahia entre quarta (25) e quinta-feira (26), deixando famílias desabrigadas, suspendendo aulas e provocando decretos de situação de emergência. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos os municípios baianos estão sob alerta laranja de perigo até sexta-feira (27).
Em Cícero Dantas, cerca de dez famílias ficaram desabrigadas após a água invadir casas e atingir até 1,5 metro de altura. Parte de uma residência desabou e o Hospital Municipal Luís Eduardo Magalhães ficou alagado, com três pacientes transferidos para Ribeira do Pombal. O município decretou emergência por 120 dias. Já em Barra, no oeste do estado, o decreto vale por 180 dias e as aulas da rede municipal foram suspensas sem previsão de retorno.
Também houve registros de alagamentos em Ipirá, onde moradores ficaram ilhados, e em Alagoinhas, que contabilizou 77 mm de chuva em duas horas — volume equivalente a 15 dias. Ruas ficaram destruídas, imóveis foram invadidos pela água e comerciantes relatam prejuízos. Equipes municipais atuam na limpeza e no levantamento dos danos.