
Foto: Divulgação
Da Redação
Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram o Grammy de Melhor Álbum de Música Global com Caetano e Bethânia Ao Vivo, registro da turnê conjunta realizada entre 2024 e 2025. Eles eram os únicos brasileiros indicados à 68ª edição da premiação, realizada neste domingo (1º), em Los Angeles.
O troféu foi anunciado durante a première do Grammy, antes da cerimônia principal, marcada para a noite na Crypto.com Arena. Os artistas não compareceram ao evento, mas celebraram a conquista nas redes sociais. “O Grammy de melhor álbum de música global é nosso, é do Brasil!”, publicou Caetano.
Para Bethânia, trata-se do primeiro gramofone dourado, em sua estreia entre os indicados. Já Caetano soma o terceiro prêmio na categoria: venceu anteriormente com Livro (2000) e como produtor de João Voz e Violão (2001), de João Gilberto. Ao todo, o cantor baiano já acumula cinco indicações ao Grammy.
Na disputa pela categoria estavam nomes de peso do cenário internacional, como Burna Boy, Youssou N’Dour, Siddhant Bhatia e o grupo Shakti.
A edição deste ano do Grammy também reúne, entre os principais concorrentes nas categorias centrais, artistas como Bad Bunny, Lady Gaga e Kendrick Lamar. Com a vitória de Caetano e Bethânia, a música brasileira volta a ocupar posição de destaque no maior prêmio da indústria fonográfica mundial.