SEC institui procedimentos do Projeto Voltaê! com foco na prevenção da evasão escolar




A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial do Estado (DOE), a Portaria nº 178/2026 que institui o Projeto Voltaê! Busca Ativa Escolar na Bahia. A iniciativa tem como foco o combate ao abandono e à evasão escolar de crianças e adolescentes da rede estadual, reintegrando os estudantes nas escolas.

Dentre as ações que serão desenvolvidas pela SEC estão a identificação das causas dos afastamentos dos alunos e das unidades escolares com maiores índices de abandono, além da taxa de distorção idade-série e de reprovação por faltas.

A edição de 2026 do Projeto Voltaê! contará, ainda, com campanhas de incentivo à realização da rematrícula escolar, ações estratégicas para sensibilizar os estudantes quanto à importância da permanência na escola, acompanhamento dos beneficiários dos programas Bolsa Família e Pé de Meia e mobilização da comunidade escolar, de lideranças e familiares.

Histórico

Em 2018, a Bahia aderiu ao programa Busca Ativa Escolar (BAE), uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Desde então, a participação do Estado foi renovada nos anos de 2020, 2023 e 2025. Atualmente, dos 417 municípios baianos, 334 formalizaram adesão à iniciativa por meio da plataforma da instituição internacional.

Já o “Projeto Voltaê!”, criado em 2021 pela SEC, realiza plantões de rematrículas nas escolas estaduais e municipais, rodas de conversa, visita nas comunidades e chamadas em rádios locais e carros de som, além de engajamento de estudantes nas redes sociais, distribuição de material informativo e contato por meio de ligações e mensagens pelo WhatsApp.

Edilson Araújo - Ascom SEC
Foto: André Fofano
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.