Perfil dos compatíveis do MCMV revela maioria feminina, com filhos e em situação de vulnerabilidade; atendimento começou nesta segunda






Foi aberto nesta segunda-feira (26) o período para verificação documental voltada aos candidatos listados como compatíveis e de cadastro reserva para os residenciais Verdes Horizontes I e II, do Programa Federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). O procedimento deve ser realizado até o dia 6 de fevereiro, das 9h às 16h, por ordem de chegada, na Secretaria de Habitação de Camaçari (Sehab), localizada na Rua do Alecrim, nº 6, Centro.

Dos 479 listados como compatíveis, 468 são mulheres e 453 tem menores na composição familiar. Além disso, os dados apontam que 435 são mulheres chefe de família, 163 têm pessoa com deficiência (PcD) na composição familiar, 110 são moradores de área de risco e 40 são mulheres vítima de violência.

Moradora do bairro de Parafuso, Eveni Soane, 33 anos, foi uma das candidatas compatíveis para o empreendimento e compareceu logo no primeiro dia para comprovação documental. “Fiquei sabendo pelas redes sociais da Prefeitura que estava na lista e vim trazer minha documentação. O atendimento foi bastante tranquilo e consegui ser bem orientada”, disse a maquiadora, que é mãe de duas filhas.

Quem também elogiou o processo de atendimento foi a diarista Magna Vieira dos Santos, 55 anos. “Foi tudo numa boa, fui muito bem atendida pela equipe. Moro de aluguel e há muitos anos luto para ter minha casa própria. Estou confiante que em breve meu sonho será realizado”, ansiou a moradora do Camaçari de Dentro, mãe de quatro filhos.

O titular da Sehab, Luiz Roberto Sibié, destaca que o momento de comprovação documental é justamente o período para validação das informações. “Esta lista, de 479 nomes, foi feita com base nas 24 mil pessoas inscritas em 2024, após processo de análise feito pela Caixa Econômica Federal, levando em conta uma série de critérios. Vale destacar que além desta lista, outras três serão publicadas este semestre para os demais empreendimentos em construção. Estamos ainda captando, através do Novo PAC, a vinda de mais residenciais do Minha Casa Minha Vida para o município em breve”, enfatizou.

No ato de verificação documental, devem ser apresentados: RG ou outro documento oficial de identificação válido em que conste foto e filiação; CPF ou documento oficial que contenha o referido cadastro; e prova de estado civil (certidão de casamento, certidão de casamento com averbação da separação/divórcio, certidão de óbito do cônjuge, Declaração de União Estável).

Em casos de pessoa com deficiência, é preciso apresentar atestado médico que comprove a deficiência e que contenha a espécie, grau ou nível da deficiência, bem como a CID. Para famílias que indicaram a condição de membro familiar com câncer ou doença rara e crônica deverão apresentar laudo médico atualizado. A apresentação da documentação por terceiros deve ser acompanhada de procuração com firma devidamente reconhecida em cartório.

Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos, nem fotocópias ou xerocópias sem apresentação do original. O não comparecimento do candidato implicará na desistência tácita, perdendo a colocação no processo seletivo, retornando ao cadastro geral do município no âmbito do MCMV, podendo participar das futuras seleções. Após essa análise, será publicada a lista final de beneficiários para os empreendimentos.

Os residenciais Verdes Horizontes I e II, localizados no bairro Ponto Certo, contam com 384 unidades habitacionais. Além destes, outros seis conjuntos habitacionais estão sendo construídos em Camaçari através do Programa Minha Casa Minha Vida, totalizando 1.712 unidades. Desta forma, novas listas de candidatos compatíveis para os demais empreendimentos ainda serão divulgadas.

O Edital de Convocação, de nº. 01/2026, foi publicado na edição nº. 2794/2026 do Diário Oficial do Município (DOM), expedida no dia 22 de janeiro, podendo ser acessada neste link [https://www.camacari.ba.gov.br/wp-content/uploads/2026/01/diario-2794-certificado.pdf]. A lista dos candidatos compatíveis e de cadastro reserva consta na Portaria nº. 01/2026, publicada no DOM nº 2793/2026, acessível aqui [https://www.camacari.ba.gov.br/wp-content/uploads/2026/01/2o-caderno-diario-2793-certificado.pdf].

Fotos: Patrick Abreu

--

Diretoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.