
Foto: Estúdio Casa de Mainha/André Frutuôso/Fafá/Odú Comunicação & Consultorias/Fabricio Rocha/Mirtes Fernanda Fotografia/Lucas Gonçalves
Da redação
A estudante de jornalismo Carol Xavier, de 27 anos, foi eleita a 45ª Deusa do Ébano do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil. A escolha ocorreu durante a tradicional Noite da Beleza Negra, realizada entre a noite de sábado (17) e a madrugada de domingo (18), na Senzala do Barro Preto, em Salvador.
O evento reuniu diversas autoridades e personalidades, entre elas a ministra da Cultura e cantora Margareth Menezes, que posou ao lado da nova rainha do Ilê Aiyê e de suas princesas, Sarah Moraes e Stephanie Ingrid.
Moradora do bairro de Sussuarana, na capital baiana, Carol Xavier disputou o título pela terceira vez. Em 2024, ela foi princesa do Ilê Aiyê e também rainha do Malê Debalê, outro importante bloco afro do país.
Além de estudante, Carol atua como professora de dança afro infantil e é empreendedora. O manto que simboliza o reinado de 2026 foi entregue pela Deusa do Ébano de 2025, Lorena Bispo, marcando oficialmente o início de seu reinado. Com informações do G1.