Em ano eleitoral, Lavagem do Bonfim deve reunir cerca de 2 milhões de fiéis nesta quinta-feira em Salvador



Foto: Valter Pontes/ Secom PMS


Da redação

Com a pitada a mais do ingrediente político em ano eleitoral, a Lavagem do Bonfim acontece nesta quinta-feira (15) e deve reunir cerca de 2 milhões de pessoas ao longo do tradicional cortejo de 8 quilômetros entre a Basílica da Conceição da Praia, no Comércio, e a Colina Sagrada.

Em entrevista ao Correio, o reitor da Basílica, padre Edson Menezes, afirmou que a movimentação de fiéis e turistas nos últimos dias indica que a edição deste ano pode superar as anteriores em público. Segundo ele, muitas pessoas anteciparam as homenagens por conta da expectativa de grande concentração nesta quinta-feira.

A caminhada teve início às 7h, após um culto ecumênico realizado em frente à Igreja da Conceição da Praia. Ao final do percurso, já na Basílica do Bonfim, o padre Edson Menezes fará uma mensagem aos fiéis a partir da janela central da igreja e concederá a bênção, antes do tradicional ritual de lavagem das escadarias.

Para garantir o funcionamento da festa, órgãos municipais e estaduais montaram uma operação especial envolvendo transporte, segurança, saúde, limpeza urbana e serviços públicos. Diversas linhas de ônibus terão alterações de itinerário, e 19 linhas operarão com horário estendido até meia-noite, além da atuação de ônibus reguladores na Ribeira e na Estação da Lapa. Táxis e mototáxis terão pontos específicos de embarque e desembarque.

Os ascensores urbanos funcionarão gratuitamente, incluindo o Elevador Lacerda e os planos inclinados, facilitando o deslocamento entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O sistema Ferry-Boat seguirá operando normalmente, com ajustes no acesso de veículos ao Terminal São Joaquim.

Na área de segurança, cerca de 200 agentes da Guarda Civil Municipal e 2.087 policiais e bombeiros estaduais atuarão no evento. A operação contará ainda com monitoramento por câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. O Corpo de Bombeiros e o Departamento de Polícia Técnica também estarão de prontidão.

A área da saúde contará com um módulo ao lado da Igreja do Bonfim, com funcionamento das 5h às 19h, oferecendo leitos de observação, atendimento médico e ambulância para casos de emergência. O Corpo de Bombeiros distribuirá cerca de 100 mil copos de água em pontos de hidratação ao longo do percurso.

A limpeza urbana será realizada por 584 agentes e 65 equipamentos, com apoio de cerca de 385 banheiros químicos distribuídos em 34 pontos do trajeto. Também haverá ações de combate à violência contra a mulher, com campanhas educativas e divulgação de canais de denúncia.

A Defesa Civil de Salvador prevê 50% de chance de chuva, com temperaturas variando entre 22 °C e 33 °C. A recomendação é que os fiéis utilizem roupas brancas, protetor solar e levem água para garantir a hidratação durante o percurso.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.