Camaçari consolida-se como um dos maiores polos de qualificação profissional da Região Metropolitana de Salvador (RMS), impulsionando investimentos em formação técnica e capacitação setorial que ampliam oportunidades e fortalecem o desenvolvimento econômico local, ao mesmo tempo que promove mudanças reais na vida das pessoas, abrindo portas para o primeiro emprego, fortalecendo trajetórias e concretizando sonhos de ascensão e autonomia.
Em pouco mais de um ano de gestão, o município vive um dos maiores ciclos de qualificação profissional e empresarial já implementados na cidade. O trabalho integra formação para trabalhadores, jovens e empresários, fortalecendo toda a cadeia produtiva local que transforma Camaçari em um polo de oportunidades.
Para a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Adriana Marcele, o município vive um avanço histórico. “Ampliamos a formação para o primeiro emprego, garantindo mais oportunidades para nossos jovens. E seguimos fortalecendo quem gera trabalho e renda com a capacitação de empreendedores. Estamos construindo uma cidade que investe na sua gente, promove inclusão produtiva e cria condições reais para que trabalhadores, jovens e empreendedores cresçam. Camaçari avança com planejamento, compromisso e muito trabalho”, destaca.
Maior programa municipal de qualificação técnica, direcionado às demandas do Polo Industrial e da cadeia produtiva, o Camaçari TEC ofertou 1 mil vagas gratuitas, com formação em mecânica e eletrônica veicular; pintura, soldagem e funilaria; produção industrial; logística e manutenção; e serviços especializados. Além disso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), foram desenvolvidos cursos para jovens e adultos ingressarem no mercado de trabalho, em ramos como atendimento ao cliente, vendas, operador de caixa, administração básica, informática aplicada, gastronomia e serviços de alimentação.
A gestão também investe fortemente em quem gera emprego e movimenta a economia. Mais de 1.500 empresários e empreendedores foram capacitados por meio de ações como o Empretec; oficinas de gestão e inovação; capacitações de crédito e orientação financeira; cursos de formalização, marketing digital e vendas; rodadas de negócio e mentorias, ações do Camaçari Empreende; e programas de apoio às micro e pequenas empresas.
Na área do turismo, uma série de iniciativas voltadas à qualificação em gestão, planejamento, serviços e atendimento foi ofertada pela Secretaria de Turismo (Setur) com o objetivo de desenvolver o setor no município. Alguns dos cursos e consultorias foram viabilizados em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), do Senac, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estes, realizados através do incentivo financeiro do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.
O titular da Setur, Patrício Oliveira, explica que a equipe da pasta fez o planejamento de qualificações em vista a promoção de inclusão social. “A gente sabe da empregabilidade imediata proporcionada pelo turismo, especialmente observando que 51% dos lares são administrados por mulheres, então se torna ainda mais fundamental a geração de emprego e renda”, diz.
“Neste momento em que a Bahia desponta no cenário nacional e internacional, Camaçari precisa ocupar seu lugar de turismo de excelência e, para isso, é importando a capacitação de toda rede, incluindo empreendedores, funcionários, prestadores de serviço e mão de obra interna. Desta forma, atendemos bem os camaçarienses e os turistas, porque um lugar bom para se fazer turismo tem que ser um lugar bom para quem vive. O nosso município está despontando como um lugar de qualidade de vida, com a diversidade inerente ao nosso povo”, completa.
Entre as qualificações estiveram conteúdos sobre a Plataforma Turisqualy, Qualidade no Atendimento, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Bebidas, Empreendedorismo e Produção Associada ao Turismo, Marketing Pessoal e Profissional, Turismo como Negócio, Técnicas de Vendas e Atendimento ao Público, entre outros. Também foram realizados cursos de qualificação para baianas, abordando uma variedade de temas, incluindo “Respeito à diversidade — como tratar bem o turista LGBTQIAPN+”, e de inglês básico aplicado para serviços turísticos, voltado para guarda-vidas municipais.
Ainda entre as iniciativas, houve ação de capacitação para agentes de viagem e operadores de turismo, além de Missões Empresariais organizadas com o propósito de levar empresários e atores do trade turístico de Camaçari a buscarem novos conhecimentos em feiras e eventos de negócios em Turismo em outros estados, abrangendo artesãos com roteiros imersivos. Ao todo, já foram beneficiadas cerca de 500 pessoas.
Atenta ao impacto que a qualificação profissional tem na vida das mulheres, a Secretaria da Mulher (Semu) tem promovido capacitações voltadas ao público feminino através do projeto Qualifica Mulher, captando parcerias para o oferecimento de cursos que as reinserem no mercado de trabalho, no âmbito das ações do Núcleo de Qualificação e Intermediação Profissional.
Já foram oferecidos 10 cursos gratuitos. Em oito deles foi ofertado auxílio-permanência e alimentação, através da parceria com o Governo do Estado. Junto ao Senac, são promovidos ainda os cursos de Manicure e Pedicure e o de Unhas Postiças Realistas. Outras ações incluem o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ensino Médio, com qualificação em Agente de Inspeção de Qualidade, em parceria com o Senai e o Senac.
Cerca de 300 alunas já foram beneficiadas, com reserva de cotas de 10% para mulheres vítimas de violência atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher Yolanda Pires (CRAM) e pelo Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM). Entre os cursos ofertados estão Auxiliar Administrativo com inglês; Agente de Portaria com noções de informática básica; Almoxarifado; Promotor de Vendas; Auxiliar de Logística; Mecânico de Manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares; e Higienização de Ambientes.
A titular da Semu, Branca Patrícia, ressalta que o projeto Qualifica Mulher é uma inovação da pasta na gestão. “Entendemos que capacitar mulheres é garantir autonomia e empoderamento. No Qualifica Mulher, destinamos parte de nossas vagas a mulheres vítima de violência, as quais têm uma oportunidade de qualificação para que sejam inseridas no mercado de trabalho. Assim, existe a quebra do ciclo da violência. A Semu acredita que a educação transforma vidas e por isso vamos em busca de parcerias e investimento em qualificação para as mulheres de Camaçari”, pontua.
Outra importante iniciativa da gestão voltada à profissionalização é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), promovida por meio da parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o Senai. A proposta é oferecer aos estudantes da EJA uma formação integrada que una escolarização e qualificação profissional, abrindo novas oportunidades de trabalho, crescimento pessoal e realização de sonho, garantindo mais cidadania e perspectivas para jovens e adultos que retornaram à escola em busca de um futuro melhor.
Estão entre os cursos ofertados: Operações de Logística, Agente de Observação de Segurança, Produção de Biscoitos e Sequilhos, Operador de Computação, Pintor de Obra, Assistente de Operação de Logística, Manutenção de Máquina Industrial, dentre outros, beneficiando mais de 1 mil pessoas.
Fotos: Patrick Abreu e Juliano Sarraf





