Ordem de serviço é emitida pela AXIA Energia para obra do Novo PAC que vai ampliar o acesso à água no oeste baiano com investimentos de R$230 milhões
Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) coordena a implantação da próxima etapa do projeto Adutora da Fé, na Bahia, que acaba de receber a primeira ordem de serviço emitida pela AXIA Energia. A iniciativa conta com investimentos da ordem de R$ 230 milhões e integra o Eixo Água Para Todos do Novo PAC, voltado à ampliação do acesso à água em regiões com histórico de escassez hídrica.
Nessa etapa, estão previstas obras de captação, reserva e transporte da água do rio São Francisco até a cidade de Bom Jesus da Lapa. Lá ela será tratada e encaminhada para 53 reservatórios em comunidades rurais do próprio município, assim como de Riacho de Santana e de Igaporã. A ação vai garantir mais segurança hídrica, saúde e qualidade de vida para a população.
As intervenções preveem a implantação de 95 km da adutora principal de água tratada e aproximadamente 250 km em subadutoras, aumentando o raio de distribuição para as comunidades que contarão com 36 reservatórios de água, além da realização de obras complementares. A combinação dessas estruturas permite ampliar o alcance do sistema, reduzir a intermitência no abastecimento e garantir maior confiabilidade na entrega de água às famílias da região.
O projeto prevê a geração de cerca de 3,2 mil empregos diretos e indiretos ao longo de sua execução, e tem potencial para beneficiar cerca de 140 mil pessoas, ampliando o acesso regular à água e contribuindo para a melhoria das condições de vida da população rural em uma região de clima árido e histórico de escassez hídrica.
Desde que se tornou uma empresa privada, a AXIA Energia — nova marca da antiga Eletrobras — passou a cumprir os compromissos assumidos no processo de capitalização, entre eles o repasse anual de recursos para programas de desenvolvimento regional e de revitalização hidroambiental. As ações apoiadas são selecionadas pelo Governo Federal, com coordenação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável pela implementação dos investimentos no âmbito do Novo PAC.
“A Adutora da Fé é um projeto que cria conexões e gera valor para a comunidade. Ao avançarmos nessa etapa de implantação, reforçamos nosso compromisso com uma performance sustentável, garantindo acesso seguro à água e novas possibilidades para a população local. Essa iniciativa traduz, na prática, o papel social que assumimos como empresa privada, alinhando investimentos estratégicos e impacto positivo para as comunidades”, destaca o diretor de Engenharia e Implantação de Fundos Regionais da AXIA Energia, Domingos Andreatta.
AXIA Energia é a maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul, responsável por 17% da capacidade de geração nacional e 37% do total de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). A capacidade instalada da companhia é 100% renovável, reforçando o compromisso da empresa com a transição energética. A AXIA possui 81 usinas, sendo 47 hídricas, 33 eólicas e uma solar.