Zelensky e Trump se reúnem no domingo para discutir questões territoriais e fim da guerra



Foto: Reprodução


Da Redação

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deve se reunir no domingo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir caminhos para o fim da guerra com a Rússia. O principal ponto da conversa será a questão territorial, considerada o maior entrave às negociações, enquanto um plano de paz com 20 pontos e um acordo de garantias de segurança estariam próximos da conclusão.

Segundo Zelensky, temas sensíveis como a região de Donbas e a usina nuclear de Zaporizhzhia estarão no centro do diálogo. O líder ucraniano afirmou que decisões importantes podem ser tomadas antes do Ano Novo e disse esperar convencer Trump a abandonar uma proposta norte-americana que prevê a retirada total das forças ucranianas de Donbas.

Caso não obtenha uma posição firme dos EUA contra concessões territoriais, Zelensky admitiu a possibilidade de submeter o plano de paz a um referendo nacional, desde que a Rússia aceite um cessar-fogo de 60 dias. Moscou reivindica o controle total de Donbas, que inclui Donetsk e Luhansk, enquanto Kiev defende a interrupção dos combates nas atuais linhas de frente. Com informações da Reuters.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.