Nesta segunda-feira (22), o Programa Melhor em Casa deu mais um passo importante na ampliação do cuidado domiciliar em Ilhéus com a inclusão de uma odontóloga na equipe multiprofissional. A novidade reforça o compromisso do serviço com a integralidade da assistência e a humanização do atendimento aos pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção.
De acordo com Jazi Valansuela, coordenadora do Programa Melhor em Casa no município, a iniciativa é do Governo Federal, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e tem como objetivo oferecer cuidado contínuo no ambiente familiar, evitando internações desnecessárias e possibilitando a alta hospitalar precoce, quando indicada.
Atualmente, o serviço conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e, agora, odontóloga. A atenção odontológica domiciliar possibilita intervenções oportunas, reduz riscos de complicações sistêmicas associadas à saúde bucal e fortalece o cuidado centrado no paciente e na família.
Segundo a coordenação do programa, a incorporação da Odontologia representa um avanço significativo na qualificação do atendimento domiciliar, reafirmando princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), como a integralidade do cuidado e a humanização da assistência.
A coordenadora de Saúde Bucal do município, Louise Tainá, destacou que o atendimento odontológico domiciliar era um sonho antigo da pasta. “O que faltava era o consultório portátil, que hoje é uma realidade. Com o apoio da gestão do prefeito Valderico Júnior e da secretária de saúde, Sonilda Mello, conseguimos os equipamentos necessários e unimos a Saúde Bucal ao Programa Melhor em Casa, um serviço essencial para o cuidado dos pacientes acamados. É muito prazeroso poder cuidar de quem não consegue sair de casa para se tratar devido às dificuldades de locomoção”, afirmou.
A dentista Manoella Silva, que passa a integrar a equipe do programa, também celebrou a iniciativa. “Estou muito feliz em fazer parte do Melhor em Casa e em saber que a odontologia está integrada a esse atendimento multidisciplinar. A saúde começa pela boca, e poder atender esses pacientes, promovendo a prevenção da saúde bucal, é fundamental”, ressaltou.
Entre os beneficiados está Wilson Souza Silva, que destacou a importância do serviço. Para ele, é um privilégio receber atendimento odontológico em casa. “Gostei muito do atendimento. Os profissionais são educados e cuidadosos”, disse.
A cuidadora de Wilson, Charlane Nascimento Lima, reforçou a relevância da ação. “Esse atendimento é ótimo. O Wilson estava precisando muito, já que não pode se locomover”, concluiu.
Com a ampliação da equipe, o Programa Melhor em Casa segue fortalecendo o cuidado humanizado e integral à população ilheense que mais necessita.

