Petrobras anuncia retomada da Fafen-BA a partir de janeiro de 2026



Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


Da Redação

A Petrobras informou que a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizada em Camaçari, está na fase final de manutenção e deve retomar as operações em janeiro de 2026. A unidade passa atualmente pelo processo de comissionamento, etapa que antecede a produção, com testes e ajustes técnicos para garantir segurança e eficiência no funcionamento das instalações.

Segundo a estatal, as equipes trabalham no alinhamento das utilidades essenciais, como nitrogênio, ar comprimido e água de refrigeração, necessárias para os testes dos sistemas e equipamentos. Para assegurar o fornecimento de gás natural, matéria-prima fundamental para a produção de amônia e ureia, a Petrobras firmou um contrato com a Bahiagás que prevê a movimentação diária de 1,2 milhão de metros cúbicos de gás por duto.

A retomada da Fafen-BA deve contribuir para fortalecer a produção nacional de fertilizantes, considerados insumos estratégicos para o agronegócio, além de ampliar o portfólio da Petrobras. A unidade produzirá amônia, ureia perolada e ARLA-32, contando com terminais no Porto de Aratu para escoamento. As fábricas haviam sido fechadas em 2016 e, após arrendamento à Unigel, tiveram a operação interrompida em 2023 devido aos altos custos do gás natural. Com informações do Correio.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.