Foto: Nadson Carvalho / Sucom
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), está finalizando a instalação de novos radares em pontos estratégicos da cidade. Os locais foram definidos após estudos técnicos que apontaram maior ocorrência de acidentes, principalmente por excesso de velocidade. O objetivo é ampliar a segurança viária e reduzir comportamentos de risco, protegendo pedestres, motoristas e todos que circulam pelas vias.
Os equipamentos vão monitorar velocidade, limitada a 40 km/h. Alguns também irão coibir paradas sobre faixas de pedestres e avanço de sinal. Para garantir mais segurança no período noturno, a fiscalização de avanço no semáforo ficará desativada entre 23h e 5h59.
A iniciativa segue as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que propõe a diminuição de 50% dos acidentes graves até 2030. Também se alinha ao conceito internacional da Visão Zero, que defende que nenhuma morte no trânsito é aceitável e incentiva limites mais baixos de velocidade para preservar vidas.
Em dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, cerca de 60% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas de acidentes. Medidas preventivas, como os radares, podem aliviar a pressão sobre o sistema de saúde e evitar tragédias marcadas pelo excesso de velocidade e pela desatenção.
Para o diretor da Sutram, Cláudio Cardoso, o foco da ação é salvar vidas. “A instalação dos radares não tem caráter punitivo. Nosso compromisso é com a proteção de cada cidadão. Reduzir acidentes significa menos sofrimento, menos perdas e um trânsito mais humano”, afirmou.
A Sutram tem realizado ao longo do ano uma série de ações educativas, como o Maio Amarelo, que promoveu atividades nas escolas e nas ruas, e a Semana de Trânsito, em setembro, que teve como tema "Desacelere - Seu bem maior é a vida!".
Com a implantação dos equipamentos e o trabalho de conscientização, a Prefeitura reforça o compromisso com um trânsito mais seguro e responsável para toda a população.
