
Foto: Reprodução/YouTube
Da Redação
O Chile elegeu neste domingo (14) José Antonio Kast, candidato do Partido Republicano, como novo presidente da República. O Serviço Eleitoral do Chile (Servel) confirmou a vitória do político de direita com 58% dos votos válidos no segundo turno.
Kast derrotou a candidata da coalizão governista, Jeannette Jara, em uma disputa marcada pelo debate sobre segurança pública, combate à criminalidade e endurecimento das políticas migratórias, temas que dominaram a campanha eleitoral.
Advogado, católico conservador e ex-deputado, José Antonio Kast construiu sua trajetória na direita tradicional chilena e ganhou projeção nacional após fundar o Partido Republicano, em 2019, legenda que preside. Ele já havia disputado a presidência em eleições anteriores, mas consolidou sua força política neste pleito.
Apelidado por aliados e adversários de “Bolsonaro chileno”, Kast assume a Presidência prometendo uma agenda de endurecimento na área de segurança, controle da imigração e revisão de políticas adotadas pelos governos anteriores.