
Foto: Divulgação
Da redação
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) voltou a suspender o tráfego de veículos pesados na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada em um trecho da BR-101, no município de Itapebi, no sul da Bahia. As novas restrições entraram em vigor a partir das 8h desta quarta-feira (24).
A passagem havia sido liberada na segunda-feira (22), após quatro meses de interdição. No entanto, segundo o DNIT, a decisão de nova suspensão foi motivada pelo descumprimento das regras estabelecidas para a travessia, como o excesso de peso e o desrespeito ao limite de velocidade, fixado em 30 km/h.
Com a medida, apenas veículos leves de passeio, vans, micro-ônibus, ônibus e caminhões com até dois eixos estão autorizados a utilizar a ponte. Os demais veículos de carga deverão seguir obrigatoriamente pelo desvio da Veracel.
A ponte sobre o Rio Jequitinhonha foi interditada pela primeira vez no início de maio. O tráfego de todos os veículos permaneceu suspenso até 6 de junho. Em 2 de agosto, a circulação de veículos pesados voltou a ser proibida, sendo liberada novamente em 22 de dezembro, antes da nova restrição anunciada agora.
Considerada uma ligação estratégica entre a zona rural e o centro de Itapebi, a ponte passa por intervenções enquanto uma nova estrutura é construída ao lado da travessia atual. A nova ponte terá cerca de 510 metros de extensão, com pistas duplicadas.
As obras de fundação, incluindo a execução dos blocos de concreto, já estão em andamento, e a conclusão está prevista para 2026. De acordo com o DNIT, o governo federal investiu R$ 104 milhões na reabilitação da ponte existente e na construção da nova travessia, além de outros R$ 22 milhões destinados à operação, conservação e manutenção do desvio da Veracel.