
A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta sexta-feira, dia 5, às 9 horas, no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, uma palestra voltada à temática da Campanha Dezembro Vermelho.
Durante este mês, o CERPAT realiza ações voltadas à prevenção, diagnóstico precoce e ao combate ao estigma social. “A informação é a nossa arma para vencer por meio da prevenção, cuidado de quem precisa de tratamento e também superar o preconceito”, comenta a coordenadora do CERPAT, psicóloga Carlinea Lima.
Ela lembra que no 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, foi realizado um Pit-Stop na Praça Adami, centro de Itabuna, com a realização de testagem gratuita para as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) AIDS, Sífilis e Hepatites B e C, além da distribuição de insumos e panfletos educativos. Na oportunidade foram realizados 440 testes gratuitos.
Os Movimentos Sociais itabuneses, a exemplo do Grupo Humanus, GAPA, MNCP e RNP+Itabuna, com foco na defesa da garantia de direitos, saúde de qualidade e igualitária para todas as pessoas vivendo com HIV/AIDS, participam ativamente das ações realizadas pelo CERPAT. A representante do Movimento Nacional das Cidadãs Positivas e RNP+, Cássia Dantas, reafirma a importância da campanha.
“Com a temática ‘Testar é Saber. Saber é Tratar. Tratar é Viver’ esta campanha destaca a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento para garantir qualidade de vida às pessoas vivendo com HIV. Esta ação em especial contou com a presença dos representantes dos Movimentos Sociais, Instituições, Ongs, Redes e Movimentos de Luta contra o HIV/AIDS, que sempre tiveram o compromisso e responsabilidade no cuidado com as pessoas vivendo com HIV/AIDS em Itabuna e cidades pactuadas”, disse.
Em sua sede, na Rua Manoel Fogueira, nº 167, centro, o CERPAT vai realizar no próximo dia 12 o projeto Ressignificar – Bazar Dezembro Vermelho em apoio às pessoas vivendo HIV (PVHIV) assistidas pela unidade da Secretaria Municipal de Saúde. Poderão ser doadas roupas (masculinas, femininas e infantis), sapatos, acessórios, brinquedos, utensílios domésticos e qualquer item em bom estado.