
Foto: Divulgação
Da redação
A Vigilância Sanitária (Visa) de Vitória da Conquista apreendeu, na segunda-feira (17), cerca de 8.000 quilos de produtos em uma panificadora localizada na Rua dos Fonsecas. Entre os itens recolhidos estavam pães, bolos, panetones e massas prontas para produção. O estabelecimento foi interditado.
Segundo o coordenador da Visa, Maico Mares, o estado geral do local era considerado crítico. A empresa operava sem alvará sanitário. “A nossa ação de hoje foi em uma panificadora aqui de Vitória da Conquista, onde apreendemos cerca de 4 mil pães e aproximadamente 600 quilos de massa já pronta para produção. O local foi interditado e esperamos a adequação dos proprietários”, afirmou.
A operação foi motivada por uma denúncia anônima enviada à Ouvidoria Municipal. Após o repasse das informações, a Visa realizou a fiscalização e constatou risco sanitário. “Se comprovado o risco, iniciamos os procedimentos de interdição e eliminação do problema, com descarte do produto”, explicou Mares.
Somente no último ano, aproximadamente 17.000 quilos de produtos de panificação foram apreendidos na cidade por irregularidades como armazenamento inadequado, ausência de procedência e condições impróprias para consumo. Nos últimos 45 dias, a Visa vistoriou 3 panificadoras, 7 padarias e cerca de 350 supermercados e lojas de conveniência, identificando falhas de manipulação, problemas estruturais e falta de controle sanitário.