
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), concluiu a distribuição de mais de 20 mil mudas de mandioca e aipim para agricultores familiares da zona rural do município. As mudas são produzidas pelo Instituto Biofábrica, referência estadual em fomento e desenvolvimento agro-socioambiental.
A ação integra o Projeto Parceria Mais Forte – Juntos para Alimentar a Bahia, executado pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Prefeitura de Itabuna.
Para o técnico do Consórcio Litoral Sul, José Rivaldo, a força do Parceria Mais Forte está na atuação conjunta de diferentes entidades.
“Estas são iniciativas planejadas para fortalecer a agricultura familiar. Além das mudas produzidas pela Biofábrica, estamos garantindo suporte técnico, análises de solo e a distribuição de calcário, que é fundamental para corrigir a acidez e melhorar a fertilidade da terra”, pontuou.
Cerca de 150 famílias de agricultores, distribuídas entre 14 associações assistidas pela Prefeitura, estão sendo beneficiadas com o projeto. As entregas ocorreram ao longo da semana passada, com o acompanhamento das equipes técnicas da SEAGRIMA.
As mudas distribuídas contemplam variedades de mandioca e aipim de mesa e de indústria, conhecidas pela alta produtividade, resistência e qualidade.
As variedades de mesa, sendo Eucalipto e BRS 399, destacam-se pela maciez e sabor, sendo ideais para consumo direto. Já as variedades de indústria, Caipira, Corrente, Poti e Verdinha, são mais indicadas para processamento, gerando farinha, polvilho e outros derivados, o que cria novas oportunidades de renda para o produtor.
Além das mudas de aipim e mandioca, o projeto também realizou a entrega de cinco mil mudas de cacau clonado da variedade CCN51 para algumas das associações atendidas.
Agora em novembro, mais uma remessa será distribuída para as demais, garantindo que o benefício chegue a todas as associações.
A meta da SEAGRIMA é que cada produtor receba 100 mudas de cacau, em média, ampliando a capacidade produtiva e fortalecendo a economia rural do município, de acordo com o secretário João Carlos Oliveira da Silva, titular da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Segundo ele, essas ações reforçam o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com o trabalhador do campo. “Nossa gestão trabalha para promover sustentabilidade, gerar renda e fortalecer cada vez mais a agricultura familiar de Itabuna. Queremos que o agricultor familiar e o trabalhador rural produzam mais, com mais dignidade e com mais condições”, destacou.