Escolas Municipais de Barro Preto realizam homenagens ao Dia da Consciência Negra




Projeto Saberes e Vozes da Consciência Negra: por uma Educação Antirracista e Humanizada




Nesta quarta-feira, 19 de novembro, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Barro Preto promoveram diversas atividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente em 20 de novembro. A data reforça a importância da valorização da história, cultura e identidade do povo negro, além de destacar a luta por igualdade e respeito.


Os colégios, Creche Escola Alice Chaves, Ana Umbelina, Brasil, Olavo Clementino dos Santos, Jesus Bom Pastor, Leda Aguiar dos Santos e Domingos Chaves, alunos, professores, direção escolar e comunidade participaram de uma programação especial que contou com: Apresentações artísticas, Roda de capoeira com grupo local, Comidas típicas da cultura afro-brasileira, Paródia, Samba de roda e Desfile temático.

A Rede Municipal de Ensino de Barro Preto, ciente da sua função social, reconhece que a educação deve ser um instrumento de transformação, enfrentando o racismo estrutural e promovendo o respeito à diversidade étnico-racial brasileira. Assim sendo, a rede tem o prazer de apresentar o Projeto Saberes e Vozes da Consciência Negra: por uma educação antirracista e humanizada, que tem o objetivo de promover, práticas pedagógicas antirracistas que valorizem a História e a Cultura Afro-Brasileira e Africana, fortalecendo o reconhecimento da identidade negra e a construção de uma educação comprometida com a diversidade étnico-racial, a equidade e a cidadania, conforme preconiza a Lei nº 10.639/2003.

O Prefeito, Juraci da Saúde, ressalta, “Trabalha a temática da Consciência Negra no ambiente escolar é essencial para construir uma educação antirracista, que valoriza nossa história e reconhece as contribuições da população negra para o Brasil. É na escola que formamos cidadãos mais conscientes, respeitosos e comprometidos com a igualdade”, disse o prefeito.

A Secretária Municipal de Educação, Sirleide Rosa, destacou o envolvimento das escolas e a força das atividades. “Cada apresentação, cada história compartilhada e cada projeto desenvolvido mostra às nossas crianças que a cultura afro-brasileira é parte essencial da identidade de nossa Barro Preto.

VEJA AS FOTOS ABAIXO!















































Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.