
Foto: Reprodução
Da redação
Um homem flagrado furtando uma creche em Xique-Xique, no oeste da Bahia, foi solto após ser detido pela Guarda Civil Municipal (GCM) no último sábado (4). Ao levarem o suspeito para a Delegacia Territorial da cidade, os agentes foram informados de que o local não realiza custódia de presos aos fins de semana.
De acordo com a Polícia Civil, durante sábados, domingos e feriados, as prisões em flagrante devem ser apresentadas no plantão central da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Irecê. As equipes da Polícia Militar e da GCM de municípios vizinhos, como Central, Itaguaçu da Bahia e América Dourada, também precisam encaminhar os suspeitos para lá, devido à limitação de efetivo e de viaturas nas delegacias locais.
Em Xique-Xique, há apenas uma guarnição da PM para atender cerca de 44 mil habitantes, segundo informou Éder Bastos, diretor de comunicação do município. O deslocamento até Irecê, distante 112 quilômetros, leva cerca de quatro horas — tempo que deixaria a cidade sem cobertura policial durante todo o percurso e os procedimentos na delegacia. Com informações do Correio.