
A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste sábado, dia 18, o dia “D” de Combate à Sífilis, como parte das ações da Campanha Outubro Verde. A data é organizada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de intensificar as ações de conscientização, prevenção e o diagnóstico da doença sexualmente transmissível.
A coordenadora do CERPAT, psicóloga Carlineia Lima, ressalta a importância não só da prevenção, como do diagnóstico precoce e tratamento pelo fato de a Sífilis ser uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que se não tratada pode apresentar graves complicações.
“Nosso foco é incentivar as pessoas a realizarem testes rápidos, fazer uso de preservativos, tratamento adequado dos paciente e parceiras já que se trata de uma doença curável, além de as gestantes fazerem o acompanhamento por meio do pré-natal”, frisa a coordenadora do CERPAT.
A sífilis é uma doença transmissível principalmente por via sexual desprotegida e também por transmissão vertical, ou seja, de mãe para filho na gestação, quando a mãe não realiza o tratamento.