Policlínica Municipal de Ilhéus inicia tratamento de varizes com espuma guiada por ultrassom




A Policlínica Municipal Halil Medauar, em Ilhéus, passou a oferecer neste mês o tratamento de varizes com espuma guiada por ultrassom, um procedimento moderno, eficaz e minimamente invasivo, agora disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos acontecem às segundas e quintas-feiras, sob a responsabilidade da médica angiologista, cirurgiã vascular e endovascular, Dra. Ana Paula Simões.
Compre vitaminas e suplementos



Segundo a especialista, o tratamento tem como objetivo eliminar os vasos doentes que comprometem a circulação, permitindo que o sangue flua apenas pelas veias saudáveis.


“O tratamento visa extinguir as varizes, ou seja, fazer com que os vasos comprometidos parem de funcionar. Assim, a drenagem da perna melhora, o inchaço diminui, as dores reduzem e até feridas antigas podem cicatrizar”, explicou a médica.

O método é indicado para pacientes com varizes calibrosas, escurecimento nas pernas, dores, inchaços e para aqueles que já tiveram feridas por má circulação. O tratamento tem duração média de até dois meses, com acompanhamento contínuo.

Dra. Ana Paula destacou a importância da oferta desse serviço na rede municipal:


“É a primeira vez que realizo esse tratamento aqui em Ilhéus, e é uma grande satisfação poder contribuir com a minha cidade. É uma realização pessoal e profissional poder oferecer um tratamento de qualidade e seguro pelo SUS.”

A enfermeira Juliana Lima, do programa vascular, explicou que esta é a primeira vez que o tratamento é oferecido na Policlínica, unidade da rede própria do município.


“Nesta primeira semana, atenderemos 30 pacientes, mas a meta é chegar a 50 atendimentos por dia. Pedimos que os pacientes venham com roupas confortáveis, que deixem as pernas livres, para facilitar o procedimento.”

Juliana também detalhou o fluxo de acesso ao serviço:


“Qualquer morador de Ilhéus pode participar. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima para preencher a ficha de pré-cadastro, feita por um enfermeiro ou médico. Depois, o paciente deve levar a documentação até a Central de Regulação, que agenda a consulta de triagem. Caso seja habilitado, ele inicia o tratamento na Policlínica.”
Compre vitaminas e suplementos



Os primeiros pacientes atendidos nesta segunda-feira (13) comemoraram a chegada do novo serviço.
A recepcionista Naiara Cecília da Silva destacou a importância do acesso gratuito:


“É a primeira vez que faço o procedimento. A maioria das pessoas não pode pagar, então é um privilégio ter acesso pelo SUS. Que o serviço continue.”

A dona de casa Magnailza Lopes de Barros elogiou o atendimento e a agilidade no agendamento:


“A equipe está de parabéns. O procedimento é tranquilo e o tratamento pelo SUS é ótimo. A Central de Regulação foi rápida e deu tudo certo.”

Com a iniciativa, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, amplia o acesso da população a um tratamento seguro, moderno e de alta resolutividade
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.