
Foto: Divulgação
Da Redação
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (8), a Operação Nacional Proteção Integral III, em ação conjunta com polícias civis de 16 estados, com o objetivo de identificar e prender suspeitos de envolvimento em crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente os praticados pela internet.
De acordo com a PF, foram cumpridos 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva em todo o país. Até o último balanço divulgado, as forças de segurança haviam efetuado 19 prisões em flagrante, além da apreensão de dois menores e do resgate de uma vítima.
A operação mobilizou 617 policiais federais e 273 policiais civis, com ações realizadas nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.
Em nota, a PF destacou que a ofensiva reforça a integração entre forças de segurança federais e estaduais, demonstrando o compromisso conjunto na defesa da infância e da adolescência. A ação dá continuidade às edições anteriores da operação, realizadas em março e maio de 2025, e integra o esforço permanente da corporação no combate à exploração sexual infantil.
Segundo dados divulgados pela Polícia Federal, mais de 1.630 mandados de prisão contra condenados por crimes sexuais foram cumpridos em todo o país entre janeiro e setembro deste ano.
A corporação também fez um alerta a pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar o uso da internet por crianças e adolescentes.
“A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes”, reforçou a PF em comunicado.