
O comércio não abrirá na próxima segunda-feira, dia 20, em Itabuna, assim como o Shopping Jequitibá, atacadões, supermercado e minimercados, localizados nos bairros. Naquela data, será comemorado, antecipadamente, o Dia do Comerciário por força de acordo do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região e o Sindicato Atacadista e Varejista em convenção coletiva de trabalho.
Além disso, o descanso está previsto no Decreto Municipal nº 16.349, de 28 de janeiro passado, que instituiu o Calendário Administrativo anual estabelecendo as datas dos feriados e pontos facultativos municipais, estaduais e nacionais.
A medida visou tornar público datas e critérios para a orientação dos contribuintes e da população quanto à programação, planejamento e organização dos serviços públicos e administrativos. O Calendário Administrativo não produz efeitos em relação aos particulares, mas o planejamento das atividades da iniciativa privada, nos segmentos comércio, indústria e serviços.
No passado, a data instituída originalmente para o Dia do Comerciário era 30 de outubro, quando o Sindicato dos Comerciários promovia o lendário Torneio Caixeiral na antiga Desportiva Itabunense, onde foi construído o Centro de Cultura Adonias Filho, no final da década de 80.
Em 1999, uma Lei Municipal permitiu que, anualmente, a comemoração fosse antecipada para a terceira segunda-feira do mês de outubro, para garantir mais descanso e lazer aos trabalhadores e trabalhadoras do setor. Ele atendeu ao pedido do Sindicato dos Comerciários.
Neste ano, o Sindicato preparou uma programação especial que começa às 7 horas na Areninha de Futebol Professor Tim, no Bairro Conceição, onde será realizada mais uma edição do Torneio Caixeiral. Em seguida, no Clube dos Comerciários, também no mesmo bairro Conceição, acontece show da banda Olha o Balanço.
A festa terá ainda espaço infantil com atividades recreativas, como pula-pula, piscina de bolinhas, algodão-doce e pipoca. Haverá o Espaço Saúde, onde comerciários e outros trabalhadores poderão ser atendidos por psicólogos, enfermeiros e nutricionistas.