
Foto: Divulgação/Receita Federal
Da Redação
Um esquema de fraudes em importações envolvendo auditores fiscais e empresários foi desarticulado nesta semana, levando ao afastamento de um auditor da Receita Federal e de um perito credenciado. A Justiça determinou ainda o bloqueio de bens, incluindo contas bancárias, criptoativos, veículos e uma embarcação de luxo, somando mais de R$ 40 milhões.
As investigações, iniciadas em 2022, apontam que o grupo manipulava documentos e classificava mercadorias como bijuterias para reduzir impostos. O esquema envolvia também lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e tentativas de interferência em fiscalizações.
De acordo com a Receita Federal, desde 2023 a Alfândega de Fortaleza intensificou ações dentro do Plano Nacional de Fiscalização Aduaneira. Nessas operações, foram detectados casos de contrafação, subvaloração de mercadorias e fraudes documentais, incluindo adulteração de declarações bancárias. O trabalho resultou na maior apreensão de mercadorias da história da unidade, além de autos de infração que superam R$ 30 milhões.
Durante as fiscalizações, empresas investigadas tentaram intimidar auditores e familiares, além de divulgar notícias falsas contra a Receita.
Salvador restaurant guide
Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Aquiraz, Maranguape, Maracanaú, Salvador e Barueri (SP). As diligências miraram 10 pessoas físicas e 12 empresas investigadas pelo esquema.