
Foto: Divulgação
Da Redação
O Grupo Latam anunciou nesta segunda-feira (22) a aquisição de até 74 aeronaves da Embraer, em um movimento para ampliar sua presença na América Latina. O contrato prevê a compra imediata de 24 aviões do modelo E195-E2, além de 50 opções adicionais.
O investimento inicial, referente às 24 unidades confirmadas, é estimado em US$ 2,1 bilhões (cerca de R$ 11 bilhões), considerando os valores de tabela. As entregas estão previstas para começar no segundo semestre de 2026, com prioridade para a operação da Latam Airlines Brasil.
Segundo o CEO da companhia, Roberto Alvo, a decisão está ligada ao desempenho do modelo da fabricante brasileira. “A excelente eficiência do Embraer E195-E2 e sua versatilidade nos permitirão seguir em nossa trajetória de crescimento com rentabilidade, ampliando a conectividade por meio da abertura de novos destinos, oferecendo mais opções aos passageiros e impulsionando o desenvolvimento econômico e social”, afirmou.
Nos últimos quatro anos, a Latam vem priorizando a expansão de sua malha doméstica e regional, estratégia que deve ser reforçada com o novo acordo. Atualmente, o grupo opera 362 aeronaves: 283 Airbus narrow-bodies, três Airbus wide-bodies em leasing temporário, 56 Boeing wide-bodies e 20 cargueiros Boeing.