Construtoras da Salvador-Itaparica também ergueram a maior ponte marítima do mundo





Projeto da ponte que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica — Foto: Divulgação/Concessionária Ponte Salvador-Itaparica


A futura Ponte Salvador-Itaparica, projetada para ser a maior obra de infraestrutura da Bahia nas próximas décadas, terá como responsáveis as mesmas empresas que construíram a maior ponte marítima do planeta. As estatais chinesas China Communications Construction Company (CCCC) e China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), conhecidas por executar projetos de grande porte, foram as responsáveis pela ponte de 55 quilômetros que liga Hong Kong a Macau, e agora comandarão o consórcio que tocará o projeto baiano.

Segundo o CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, a experiência internacional das construtoras reforça a segurança do empreendimento. “A CCCC e a CCECC possuem um portfólio extenso de grandes entregas, como a maior ponte do mundo, na China. Elas irão trabalhar em conjunto com empresas locais que também serão contratadas para executar a obra”, destacou.


Com 12,4 quilômetros de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, a ponte será a maior da América Latina sobre lâmina d’água, superando a Rio-Niterói. O início das obras está previsto para junho de 2026, com conclusão estimada em 2032.

Além da ponte, o contrato prevê um amplo sistema viário, que inclui dois túneis e quatro viadutos em Salvador, além de uma via expressa em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Essa nova malha se conectará à BA-001 e à Ponte do Funil, ambas duplicadas até Nazaré, no Recôncavo, ampliando a integração logística da região.

O impacto regional será significativo: a travessia entre Salvador e Itaparica terá o tempo reduzido em até 40%, favorecendo não apenas a mobilidade, mas também o turismo e a economia local.
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