
Um advogado foi alvo de mandado de busca e apreensão nesta quinta-feira (11), suspeito de apresentar uma decisão judicial falsificada para garantir a soltura de um cliente apontado como chefe de organização criminosa em Salvador.
Salvador tourism
De acordo com informações da TV Bahia, o investigado é Antonio Jorge Santos Junior, que também teve o exercício profissional suspenso por determinação judicial.
A fraude teria ocorrido durante a tentativa de liberar Averaldo Ferreira da Silva Filho, conhecido como Averaldinho, suspeito de comandar atividades criminosas nos bairros do Calabar e Alto das Pombas.
Segundo a Polícia Civil, o documento fraudado simulava uma sentença do Superior Tribunal de Justiça (STJ). No entanto, em 22 de julho, a Secretaria do Juízo certificou a inexistência da decisão. O caso foi então encaminhado à Justiça, que autorizou a operação contra o advogado.
Nos endereços ligados a Santos Junior, a polícia apreendeu três notebooks, duas máquinas de cartão, dois pen drives e diversos documentos.
Salvador job openings
A Polícia Civil não esclareceu se Averaldinho chegou a ser liberado com o uso do documento falso nem atualizou sua situação processual.
Ainda de acordo com a TV Bahia, o advogado Antonio Jorge Santos Junior disse que o documento falso que teria sido apresentado para tentar liberar Averaldinho já havia sido registrado anteriormente na Polícia Civil. Ele ressaltou que o documento não foi assinado por ele.
Segundo Antônio Jorge, outro profissional, que defendia o cliente antes dele, já havia juntado o material aos autos.
Ele disse ainda que não tinha conhecimento da falsificação, que já prestou os devidos esclarecimentos às autoridades e permanece à disposição da polícia para demais explicações.