JORNALISTA JOSÉ NILTON
Santos renova contrato da revelação Mateus Xavier, jovem de Ibicaraí, até 2028, após ofertas milionárias de um time da Inglaterra
—
O Santos oficializou nesta quinta-feira (24) a renovação do contrato do atacante Mateus Xavier, de 18 anos, considerado uma das principais promessas recentes da base alvinegra.
O novo vínculo vai até 31 de julho de 2028 e inclui multa rescisória de 100 milhões de euros (cerca de R$ 649 milhões), numa clara estratégia de blindagem diante do assédio de clubes do exterior.
Ele já havia recebido diversas sondagens da Europa de clubes como Borrusia Dortmund (Alemanha), PSV (Holanda), Zenit (Rússia) e entre outros.
—
A origem em ibicaraí e chegada ao Santos
Natural de Ibicaraí, Mateus Xavier começou a se destacar em torneios regionais ainda antes da adolescência.
O garoto fez parte da equipe de Betinho, que vem revelando outros craques com sua escolinha.
O pai, Pedro da Carne, jogava na Seleção de Ibicaraí. Já aos quatro anos, o menino entrou na escolinha Revelação, e depois passou pelo projeto Damascena, do professor Betinho, com o time Canarinhos.
Um observador convidou o menino de nove anos a fazer um teste no Santos, mas não foi aprovado. Depois, foi testado no Fluminense, também sem sucesso. Cinco anos depois, aos 14 anos, chamou a atenção novamente de olheiros durante um campeonato em Ibotirama (BA).
Apesar de receber propostas de outros clubes, escolheu seguir o coração e apostar no Santos.
— Meu empresário foi lá em casa, em Ibicaraí, e falou das propostas. Eu disse que não queria nenhuma delas, porque queria ir para o Santos, porque o Santos é o time do meu coração — relembrou o jogador.
Em setembro de 2023, assinou seu primeiro contrato profissional com o Peixe.
—
A estreia e trajetória no profissional
O atacante ganhou espaço em 2024, quando foi promovido ao elenco principal e estreou na vitória por 1 a 0 contra a Chapecoense, na Série B, sendo decisivo ao iniciar a jogada do gol. Naquele mesmo ano, ajudou o Santos a conquistar o acesso de volta à Série A.
Em 2025, Mateus já disputou uma partida da Copa do Brasil e três pelo Brasileirão, incluindo o clássico contra o Corinthians. A expectativa é que ganhe cada vez mais espaço na equipe profissional.
O atleta jogou 17 minutos na partida contra o Corinthians, em 18 de maio, quando o Santos perdeu por 1 a 0. Jogou por sete minutos na derrota do Santos pelo mesmo placar contra o Grêmio em 4 de maio. E atuou por 12 minutos na derrota por 2 a 1 contra o Bragantino, em 27 de abril.
Na Copa do Brasil, Mateus Xavier participou durante 20 minutos do empate por 1 a 1 com o CRB, em primeiro de maio.
—
A valorização e confiança da diretoria
A renovação foi assinada em cerimônia na Vila Belmiro, com a presença do presidente Marcelo Teixeira, dirigentes e o estafe do jogador.
— É motivo de muita alegria estar renovando meu contrato ao lado do presidente, do meu empresário. Primeiramente queria agradecer a Deus por esse momento maravilhoso. Agora é seguir trabalhando para ter mais oportunidades — disse o atacante.
O presidente destacou a postura do jovem em priorizar o Santos diante do interesse de clubes internacionais, como o Nottingham Forest, da Inglaterra:
— O Xavier é especial porque, além de ser Menino da Vila, jogou a Série B, o que dá identidade e resiliência. É um orgulho saber que, diante de tantas propostas, ele disse que queria jogar no Santos. Isso foi decisivo para valorizarmos ainda mais sua permanência.
—
Um futuro promissor
Hoje integrado ao elenco sub-20, mas cada vez mais utilizado no time principal, Mateus Xavier é visto como um dos maiores talentos formados recentemente na base santista.
A renovação até 2028 mostra que o clube aposta nele como peça estratégica no futuro do ataque alvinegro.
Com raízes firmes em Ibicaraí e agora consolidado como Menino da Vila, o jovem atacante carrega a esperança da torcida em manter viva a tradição do Santos de revelar grandes craques para o futebol brasileiro e mundial.