
Foto: Darío G. Neto/Divulgação
Da Redação
Os pequenos negócios baianos tiveram desempenho notável no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Sebrae Bahia. O levantamento revela que houve um crescimento de 28% no número de empreendimentos desse porte em comparação com o mesmo período de 2024, consolidando a força das micro e pequenas empresas na economia estadual.
De acordo com o relatório “Os números dos pequenos negócios na Bahia – 1º semestre de 2025”, disponível no portal datasebrae.com.br, 98% das empresas abertas no estado entre janeiro e junho de 2025 foram de micro e pequeno porte. Esse dado reforça a relevância dos pequenos negócios, como Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), que são a principal porta de entrada para novos empreendedores.
Além disso, os pequenos negócios foram responsáveis por 56% do saldo de empregos gerados na Bahia no período analisado. Esse indicador demonstra o papel estratégico das MPE na dinamização do mercado de trabalho e na evolução econômica do estado, especialmente em regiões com menor acesso a grandes investimentos.
“A expectativa é que esse ritmo de crescimento se mantenha nos próximos meses, fortalecendo ainda mais o ecossistema dos pequenos negócios na Bahia. Empreender, segundo a pesquisa recente GEM, principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, continua sendo um dos principais sonhos dos brasileiros. Além disso, mudanças estruturais no mercado de trabalho como o aumento da preferência pelo trabalho por conta própria em relação ao emprego formal também impulsionam essa tendência”, avalia o analista de Gestão Estratégica do Sebrae/BA, Anderson Teixeira. “Esse cenário, aliado ao potencial comercial do segundo semestre, marcado por períodos importantes como o Dia das Crianças, Black Friday, Natal e a chegada do verão, deve contribuir para um impacto positivo no desempenho dos pequenos negócios no estado”, complementou.
O Sebrae Bahia destaca ainda que os resultados são acompanhados pela expansão das estratégias de apoio ao empreendedorismo e das oportunidades de capacitação oferecidas aos empresários e empresárias de toda a Bahia pela organização.
Com informações da Agência Sebrae de Notócias.