Itabuna realiza a II Jornada em Obesidade e Câncer de Tireóide do Sul da Bahia





Cerca de 200 profissionais da área de saúde da Atenção Primária e estudantes participaram nesta sexta-feira, dia 4, do último dia da II Jornada em Obesidade e Câncer de Tireóide do Sul da Bahia, no auditório da UNEX, centro de Itabuna.

O evento é promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM) da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Na noite de quinta-feira, dia 3, ocorreu a abertura tendo como temática da primeira noite o universo dos nódulos de tireóide. Além das palestras, também foram prestadas homenagens a dois médicos aposentados da Rede Municipal de Saúde: Marluce Leão, fundadora da ASDITA, e Luis Jesuíno, também professor da UESC.

Presente ao evento, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou a importância de eventos como este que fortalecem a rede de profissionais “por ser um evento científico e educacional”. Já a coordenadora do CAM, enfermeira Gabriela Brito, lembra que a primeira edição da jornada aconteceu na UESC, mas esse ano a proposta foi ampliar seu alcance.

“A II Jornada veio nesta edição com uma nova roupagem, com uma adesão muito boa. Ao todo foram 204 inscritos e a realização no CAM Itabuna com o apoio do Programa de Mestrado da UESC. Como público-alvo profissionais da Atenção Primária em Saúde, pois nosso foco foi promover um momento de qualificação”, explica.

Hoje, dia 4, a temática das palestras foi sobre “Obesidade”, tendo como palestrante na abertura o Prof. Drº Carlos Alberto Menezes, médico endocrinologista do Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM).

Entre os pontos abordados em sua explanação sobre “Obesidade – o mal do século”, o médico falou sobre os fatores que contribuem para sua ocorrência: sedentarismo e hiperalimentação e também falou sobre o trabalho realizado no município com pacientes obesos.

O Profº Ms. Eduardo Kowalski, médico oncologista discorreu sobre “Obesidade e Câncer – o que há de novo?”, apresentando dados epidemiológicos sobre a relação do câncer com a obesidade.

Também fez parte da programação a palestra sobre a “Importância do sono no controle do peso”, com o Profº Drº Eduardo Tamura e “Obesidade – doença crônica – Por que só dieta e exercício físico não resolve?” com a Drª Sofia Lafetá.

Já o Profº Drº Davi Ohara fez uma explanação sobre “A importância do exercício físico no combate à obesidade”, enquanto a Profª Ms. Estela Costa sobre “Os aspectos psicoemocionais da obesidade”, “Os desafios e perspectivas no tratamento da obesidade” com a Profª Ms. Ana Rios, e “Os avanços da cirurgia bariátrica” com o Drº Álvaro Albano.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.