Em 20 anos, seis esmeraldas gigantes foram encontradas na Bahia



Foto: Divulgação


Da Redação

Uma esmeralda de grandes proporções, batizada de “Pequena Notável” em homenagem à artista Carmen Miranda, será leiloada no próximo dia 8 de agosto com lance inicial de R$ 100 milhões. A informação é do portal G1.

A pedra preciosa é uma canga de esmeralda — formação rochosa com grande concentração de cristais hexagonais do tipo esmeralda, a maioria bem preservada. Com dimensões de 68 cm x 43 cm x 40 cm, a peça foi extraída na região da Serra da Carnaíba, entre os municípios de Pindobaçu e Campo Formoso, no norte da Bahia, área reconhecida pela intensa atividade de garimpo.
Nota Premiada Bahia



De acordo com o G1, a “Pequena Notável” foi adquirida em agosto de 2024 por um empresário carioca do setor de metalurgia, que também atua como colecionador e investidor em ativos minerais. Quase um ano após a compra, ele decidiu colocar a peça à venda em leilão público.

O leilão será realizado de forma virtual, por meio da empresa Bid Leilão, responsável por organizar a venda. Os interessados poderão visualizar a esmeralda no site da leiloeira ou, mediante agendamento, em visita presencial no Rio de Janeiro, segundo destacou o G1.

A esmeralda faz parte de um seleto grupo de pelo menos seis pedras de grande porte encontradas nos últimos 20 anos em Pindobaçu, cidade baiana que ganhou fama nacional pela riqueza mineral da Serra da Carnaíba.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.