
Foto: Reprodução
Da Redação
O deputado italiano Angelo Bonelli, do partido de esquerda Europa Verde, afirmou nesta terça-feira (29) que forneceu à polícia nacional da Itália o endereço onde a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) estava hospedada em Roma. A parlamentar brasileira foi presa na capital italiana no mesmo dia. As informações são do Estadão.
Por meio de uma publicação na rede social X (antigo Twitter), Bonelli escreveu: “Carla Zambelli está em um apartamento, em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”.
Segundo apuração do Estadão junto a fontes da investigação, a localização da deputada foi confirmada com a ajuda do adido da Polícia Federal em Roma, que atua na embaixada brasileira, em cooperação com autoridades italianas.
Bonelli, de 62 anos, é ativista ambiental e presidente da Aliança Verde-Esquerda, coligação que faz oposição ao governo da primeira-ministra Giorgia Meloni. Desde junho, ele vinha pressionando o governo italiano para extraditar Zambelli, que foi declarada foragida pelas autoridades brasileiras.
Ainda de acordo com o Estadão, o parlamentar italiano chegou a encaminhar questionamentos formais aos ministros das Relações Exteriores, do Interior e da Justiça da Itália. No documento, ele perguntava: “Que medidas urgentes os ministros interrogados pretendem adotar, no âmbito de suas competências, para cumprir as disposições da Lei n.º 144 de 1991 sobre extradições, especificamente no caso Zambelli?”.
Além disso, Bonelli também pediu a revogação da dupla cidadania da deputada brasileira.
Em entrevista à GloboNews, o deputado afirmou que Zambelli foi localizada por volta das 18h (horário local), em um apartamento no bairro Aurélio, em Roma. Bonelli disse ter informado o endereço ao chefe da polícia italiana, que teria confirmado a presença da parlamentar no local cerca de duas horas depois.
As publicações do parlamentar nas redes sociais repercutiram entre brasileiros, com muitos internautas agradecendo publicamente sua atuação. “Vamos providenciar pra esse querido um CPF, carteirinha do SUS, uma caipirinha, um chinelo Havaianas e uma cadeira na praia :)”, escreveu uma usuária no Instagram. Outro completou: “29 de julho, dia de Angelo Bonelli!”.