
Foto: Divulgação
Da Redação
A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta de baixa umidade do ar para esta segunda-feira (1º), válido das 13h às 18h, com risco potencial à saúde em diversas regiões do país. O aviso, classificado na categoria amarelo, que indica perigo potencial, atinge municípios da Bahia e de outros nove estados, além do Distrito Federal.
Na Bahia, o alerta abrange áreas do Extremo Oeste, Vale São-Franciscano e Centro Sul. A previsão é de umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica níveis ideais entre 40% e 70% para o bem-estar humano. A situação também oferece baixo risco para a ocorrência de incêndios florestais.
Além da Bahia, o aviso abrange municípios de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Piauí e o Distrito Federal.
As autoridades orientam que a população beba bastante líquido, evite atividades físicas nas horas mais secas e reduza a exposição direta ao sol nos períodos mais quentes do dia. Em situações de emergência, é possível acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Municípios baianos sob alerta:
Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Buritirama, Caetité, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guanambi, Ibotirama, Igaporã, Iuiu, Jaborandi, Licínio de Almeida, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pilão Arcado, Pindaí, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Urandi, Wanderley e Xique-Xique.