
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) deu um passo importante na construção de laços com a comunidade local por meio do projeto de extensão “Um olhar para o ensino fundamental e o ensino médio: construindo pontes entre saberes-fazeres da universidade com a educação básica”.
A iniciativa foi apresentada na Escola Municipal Brasília Baraúna de Almeida, com o objetivo de aproximar os estudantes da educação básica do ambiente universitário.
Durante a visita, o integrante Jonas Evangelista Silva apresentou o projeto, destacando seus objetivos, os componentes das atividades e exemplos de itinerários formativos já vivenciados por outros alunos. Registros fotográficos de ações anteriores também foram compartilhados com os presentes.
A mestranda Naiara Souza, do curso de Biossistemas, apresentou iniciativas desenvolvidas pela Universidade, como o Meliponário (local dedicado à criação e conservação de abelhas sem ferrão) e o Laboratório de Mirmecologia Mirmecologia (estuda as formigas, abrangendo biologia, ecologia, comportamento, evolução e taxonomia), despertando o interesse dos estudantes para as possibilidades de pesquisa e extensão.
A ação contou com a coordenação da técnica em Assuntos Educacionais Rosângela Cidreira e teve o apoio logístico da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação.