
As tratativas na UESC foram realizadas com a professora Larissa Costa, responsável pelo Horto Florestal. Na ocasião, foram solicitadas 100 mudas de diversas espécies: Ipê-rosa, Angico, Birreiro-branco, Guapuruvu, Jacarandá-da-Bahia, Jacarandá-branco, Jenipapo, Pau-d’alho, Pau-sangue, Mané-velho, Tucum, Mogno, Pau-brasil e Vinhático.
As mudas foram retiradas no viveiro da UESC, na manhã de sexta-feira, dia 23 de maio, pelo secretário de Agricultura Fredson Santos, o diretor de Meio Ambiente Fábio Valentin e os integrantes da Turma da Caminhada: Arnold Coelho, Sandoval Novais, Valdoilson Alves de Souza e Adauto Brasileiro.
Segundo Arnold Coelho, a Turma da Caminhada em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ibicaraí já fez outras retiradas de mudas do Horto Florestal da UESC. “A ideia é sempre promover caminhadas ecológicas com plantio em áreas degradadas, como forma de conscientizar a população local e da zona rural sobre a importância de preservar as nossas matas”, disse Arnold.
A parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já é consolidada, e tanto o secretário Fredson Santos quanto o diretor de Meio Ambiente Fábio Valentin são entusiastas da causa ambiental e têm contribuído significativamente. “A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fica com uma parte das mudas para doar a quem queira plantar no meio rural. Nossa parceria com a Turma da Caminhada tem rendido bons frutos”, afirmou Fredson.
Viveiro Municipal
Paralelamente a essas ações, a Secretaria Municipal de Agricultura já possui um projeto para a criação de um Viveiro Municipal, que inicialmente pretende produzir entre 10 mil e 15 mil mudas por ano. Segundo Fredson, já existe um local definido para a instalação do viveiro, e a ideia é transformá-lo em Projeto de Lei na Câmara Municipal, para que seja gerido pela prefeitura e atenda aos pequenos agricultores com mudas de árvores frutíferas, exóticas e cacaueiras. “Temos o aval da prefeita Monalisa e a promessa de doação de uma estufa pela professora da UESC, Josefa Sonia Fonseca. Em breve, iniciaremos o processo de montagem desse viveiro”, disse Fredson.
Como encomendar mudas no Viveiro do Horto Florestal da UESC?
O Viveiro de Mudas Florestais é um projeto vinculado ao Horto Florestal da UESC, sem fins lucrativos. Criado em 1995, tem como objetivo produzir mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para o enriquecimento da flora do próprio Horto, além de incentivar projetos e programas de recuperação de nascentes, áreas degradadas, arborização de rodovias e praças públicas, entre outras finalidades socioambientais.
E-mail para contato: hortoflorestal@uesc.br
Link para cadastro: Encomenda Mudas Viveiro Florestal
Horário de atendimento: das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 15h30