
Um local ao ar livre em que os tutores podem desfrutar de momentos agradáveis ao lado de seus pets, para a prática de exercícios necessários a uma vida saudável dos animais. Em Itabuna, atenta ao conceito Pet Friendly, uma tendência mundial, a Prefeitura implantou o Espaço Pet na primeira etapa da Nova Orla da Beira Rio, inaugurada recentemente pelo prefeito Augusto Castro (PSD).
A cozinheira Rose Santos passou a utilizar o Espaço Pet em suas manhãs de folga, ao lado da cachorrinha Lua. “Moro em apartamento e agora temos uma excelente opção para animais e tutores num local que ficou muito bonito”, disse, enquanto brincava com Lua e a incentiva a se exercitar.
O aposentado Paulo Alves Moreira levou o cão Cadu para passear e aprovou o espaço. “Aqui eles podem caminhar, brincar e interagir com outros animais. Vou trazer todos os dias, sempre lembrando de manter a higiene do animal e a limpeza, com saquinhos para descarte de fezes”, disse.
Outra vantagem do Espaço Pet é a segurança que proporciona aos animais de estimação. Além disso, um pet que fica sozinho o dia inteiro em casa, como é comum em que pais e mães trabalham e as crianças estão na escola, fica sujeito a doenças, como depressão.
“Tenho dois cachorros que precisam de espaço para se movimentar e de atividades ao ar livre e esse espaço é excelente, além da gente poder desfrutar dessa nova orla ao lado do Rio Cachoeira. O prefeito Augusto Castro está de parabéns por essa iniciativa”, disse a dona de casa Silvia Soares Andrade.
PARTE DA FAMÍLIA
A médica veterinária Doutora Hannah Thame destaca que “os pets são considerados como parte da família e os tutores são responsáveis para que tenham uma vida saudável, o que inclui um espaço para que se exercitem, brinquem e desfrutem da natureza. É preciso incentivar que órgãos públicos adotem a mesma postura da Prefeitura de Itabuna”.
A primeira etapa da Nova Orla, nas avenidas Firmino Alves e Francisco Ribeiro Júnior e Alameda da Juventude, na margem esquerda do Rio Cachoeira, além de equipamentos esportivos e de lazer e iluminação em LED, pontos de ônibus, possui espaços para a Melhor Idade e Pets e área para caminhada.