Ciat promove palestra sobre desafios de conciliar maternidade e profissão








A sede do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat) reuniu dezenas de trabalhadoras nesta sexta-feira (15) para participar da palestra “Entre tarefas e sonhos - a mulher que se encontra na maternidade e na profissão”, evento que é parte do Projeto Trabalhadores que Conectam, cuja finalidade é e promover ações de cultura, autoconhecimento e integração junto ao público atendido pelo equipamento, bem com ao público interno.




A iniciativa foi organizada pelo Núcleo de Qualificação Profissional e Desenvolvimento Socioemocional do Ciat, que tem como coordenadora Jaqueline Luz. Segundo ela, a principal motivação da atividade foi pelo fato de que as mulheres são parte significativa do público que gravita em torno do órgão. “Ser mulher é já nascer com obrigações, a sociedade nos impõe isso. Esse é um momento em que a gente pode relaxar um pouquinho, e entender que não temos só responsabilidades, e que a mulher pode ser o que ela quiser e estar onde ela quiser”, pontuou, reconhecendo que, muitas vezes, é a falta de desenvolvimento comportamental e socioemocional é a grande barreira para a conquista de uma vaga de trabalho em processos de seleção.



O encontro gratuito teve como facilitadora a psicóloga Mirian Brito, especialista em Programação Neurolinguística (PNL) e pós-graduanda em Neurociências do Comportamento. De acordo com a palestrante, o maior desafio da mulher é saber quem é ela, de modo a respeitar a sua subjetividade. “Autoestima não é sobre aparência, é sobre como eu me vejo de dentro para fora. Quando você sabe quem você é, qual o seu propósito de vida, pode fazer qualquer coisa, pode se desenvolver em qualquer profissão que queira, em qualquer tarefa, inclusive na de ser mãe, porque uma coisa não anula a outra”, ressaltou.



Jucinólia Silva, 40 anos, que compareceu ao órgão em busca de recolocação no mercado na manhã desta sexta, aproveitou para participar da palestra que, de acordo com ele, a deixou renovada. “Pra mim, foi uma renovação, porque hoje aprendi coisas que eu nunca imaginava que eu poderia fazer, e até mesmo botar em prática”, relatou, declarando ter gostado da praticidade que encontrou no Ciat de ter num mesmo lugar oferta de trabalho e de desenvolvimento humano.



A programação do Projeto Trabalhadores que Conectam prossegue no dia 23 de maio (sexta-feira), às 9h, com palestra sobre a Norma Regulamentadora n.º 11 (NR-11), dispositivo que estabelece normas mínimas para a prevenção de acidentes e a segurança no trabalho. A atividade, que será conduzida pelo facilitador Emanuel Velasque Oliveira, também acontecerá no Ciat.



Para se inscrever nas ações abertas do projeto, basta dirigir-se à sede do órgão, localizado na Rua Costa Pinto, ao lado do Centro Comercial de Camaçari (CCC), mais conhecido como “feira”. O equipamento, que está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

--

Diretoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta:



Esta imagem está protegida. Copiar não é permitido.